terça-feira, 28 de julho de 2009

Peixinhos, um Rio Por Onde Navegam um Povo e Suas Histórias.

*°°°°*

Dia 30 de Julho de 2oo9, é dia de comemoração no bairro de Peixinhos, comunidade efervescente na cultura musical, tradicional, literária e artística brasileira.

Com o lançamento do livro "Peixinhos, um Rio Por Onde Navegam um Povo e Suas Histórias, da escritora e Mestra Griô (Kimbanda de Malunguinho), do Quilombo Cultural Malunguinho, a forte militante social, responsável por diversos avanços nas discussões, na participação da mulher nos movimentos sociais e grande preservadora "guardiã" das tradições culturais do bairro, a Dona Zuleide, ou Zuleide de Paula, trás mais um grande presente para seu bairro, a edição revisada e ampliada de seu livro.

A obra que tem como principal objetivo registrar e preservar a história do bairro de Peixinhos, contando histórias de seus moradores, grupos, ações, brincadeiras e tradições, contos e estóreas, além de sua evolução político-social, a escritora, não se encabula em afirmar ser "imprescindível um trabalho destes" pois ela mesma sempre se preocupou com a memória da comunidade.

Peixinhos se prepara para mais uma vez para comemorar junto a Dona Zuleide de Paula mais esta grande vitória de uma legendária guerreira de nossa comunidade.

Salve a consciência desta mulher. É pelas mãos dela que nossa história não se apagará jamais.
luta, grande Malunga!

Serviço:
O evento acontecerá na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos
Horário: à partir das 18h e 30min.
Entrada Grátis.

Programação Cultural:

Maracatu grupo Fragmentos - Percussão e Dança
Orquestra da Polícia Militar de Pernambuco
Laisa(Neta de Zuleide)
Edinaldo
Mutreteiros
Banda Rumbanda
Banda Capim Santo

Alexandre L'Omi L'Odò

Orgulhoso de ver em vida uma ação destas!

Parabens Dona Zuleide, obrigado por mais este presente.

alexandrelomilodo@gmail.com

Foto: Alexandre L'Omi L'Odò.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Oficina Percutindo Imagens de Alexandre L'Omi L'Odò, traz a Peixinhos diálogo inédito entre música e fotografia.

Oficina Percutindo Imagens

Uma vivência percussiva com a criatividade dinâmica musical de Peixinhos

Criação de Trilhas Sonoras para Exposições


A Oficina de Percussão, Percutindo Imagens, do Iyawò Professor Alexandre L'Omi L'Odò, que se realizará de 27 de Julho a 07 de Agosto no CTCD- Centro Tecnológico da Cultura Digital, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e meio Ambiente (SECTMA) do Governo do Estado de Pernambuco, trará a comunidade de Peixinhos a oportunidade da troca de saberes dinâmica entre músicos de diversos estilos e instrumentos.

°°°°°°°°°°°°

Percutindo Imagens!

Isso mesmo!

Esta é a proposta do Percusionista Alexandre L'Omi L'Odò para promover um diálogo e interação da comunidade de Peixinhos com a linda exposição Três Vezes Cuba, do Fotógrafo e Artista Plástico Félix Farfan, que aportou de 13 de Julho a 07 de Agosto de 2009 no CTCD, "a torre de Peixinhos".


Em pleno século XXI nos deparamos com o avanço constante da tecnologia e dos novos rumos da indústria fonográfica e musical no mundo. Estes avanços nos levam a entender a necessidade de nos prepararmos para os novos mercados da indústria cultural e desenvolvermos novas técnicas na construção da música, que nos tempos atuais tem outro entendimento e finalidade na perspectiva do mercado que se atualiza e digitaliza-se a cada momento.

Focando no mercado dos trilhas sonoras, pensando já no desenvolvimento do cinema brasileiro e na acessível indústria do audiovisual nacional, a oficina “Percutindo Imagens, uma vivência percussiva com a criatividade dinâmica musical de Peixinhos - Criação de Trilhas Sonoras para Exposições, levará para 15 alunas e alunos no período de 27 de julho a 07 de Agosto no CTCD- Centro Tecnológico da Cultura Digital de Peixinhos a oportunidade da troca dinâmica de saberes e musicalidades com os participantes, que contarão com uma estrutura adequada de instrumentos variados e de material teórico pertinente e focado no tema.


A oficina terá como resultado uma apresentação do trilha sonora criado para a Exposição do fotografo Félix Farfan, que trouce de Cuba imagens que revelam um cotidiano rico de detalhes e amores pelos antigos carros ainda preservados com profundo amor pelos cubanos, em sua exposição fotográfica.

Será um momento rico de construção coletiva musical a partir das fotografias e impressões que serão sentidas pelos alunos nesta experiência inédita no imaginário musical de Peixinhos.


Na ocasião do início da oficina, também será o momento da inalguração simbólica do estúdio do CTCD, pois será oficialmente a primeira atividade musical realizada no espaço que aguarda a chegada dos equipamentos tecnológicos para dar início a cursos e gravações profissionais no local.

Inscrições:
CTCD - 81. 3183-5533 | 3183-5534 | 3183-5534
ctcd@sectma.pe.gov.br
alexandrelomilodo@gmail.com

Mestre Galo Preto dia 20/07/09 no Festival de Inverno de Garanhuns

Foto: Mateus Sá/PE
°°°°°°°°°
Na edição do 19° Festival de Inverno de Garanhuns, o palco da Cultura Popular vai tremer com a apresentação arrojada do Mestre Galo Preto, que trará em seu repertório cocos e canções de sua ancestralidade familiar, formas de canto pouco conhecidas pelos Coquistas atuais.

Na apresentação, o Mestre vai cantar para a diversidade sexual e contra violência e as DST's AIDS, mostrando sua relação com a defesa dos direitos humanos e com a consciência de fazer das culturas tradicionais de seu domínio, um meio de passar mensagens ao público.

Contando com músicos já reconhecidos da cena pernambucana como Guga Santos, Alexandre L'Omi L'Odò, Andreza Karla, Moema Macêdo e Jaene Jay, mostrará sua face de diversidade e melodia com sabedoria fazendo uma festa com seus amigos e mestres que estarão na programação do dia 20/07/2009.

O show começará as 14h. Horário bastante inconveniente, mas o público fã do trabalho do Mestre Galo Preto já confirmou presença nesta apresentação que tem cara de reencontro, já que no mesmo dia estarão dividindo o palco o Mestre Zé de Teté, amigo antigo do Mestre Galo, Mazurca de Agrestina e o mestre Zé Galdino. Promete, o Mestre, fazer um grande show, feliz de estar tocando em sua antiga cidade.

Serviço
Show: Mestre Galo Preto
Onde? Festival de Inverno de Garanhuns, Palco das Culturas Populares
Quanto? Grátis
Horário:14h.

Segue programação completa do Palco das Culturas Populares:
PALCO DE CULTURA POPULAR A partir das 11h

18/07 - Sábado
O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico
Gonzaga de Garanhuns
Zabé da Loca e Banda
Belo Xis
Cila do Coco

19/07 - Domingo
Grupo Folclórico Bacamarteiro Mandacaru
Pastoril Jesus Menino
Mestre Zé de Bibi
Gigantes do Frevo
Paulo Isidoro

20/07 – Segunda-feira
Mazuca de Agrestina

Coco de Roda Zé de Teté
Zé Galdino

Mestre Galo Preto
(www.myspace.com/mestregalopreto)

21/07 – Terça-feira
Reisado da Boa Vista
Grupo Percussivo Força dos Quilombos
Afoxé Alafin Oyó
Bombaguá

22/07 – Quarta-feira
Aurinha do Coco
Mazurca Pé Quente
Toque Leoa
Carlinhos Monteverde

23/07 – Quinta-feira
Reisado do Alto do Moura
Coco do Mestre Juarez
Banda Pífano Folclore Verde Castainho
Maracambuco

24/07 – Sexta-feira
Unicordel
Reisado João Tibúrcio
Banda de Pífano Família Félix
Wellington do Pandeiro
Banda Filarmônica Assum Preto

25/07 - Sábado
Banda Musical Curica
Pastoril do Velho Xaveco
Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Sambadeiras
Boi da Macuca

Alexandre L'Omi L'Odò
Produção Mestre Galo Preto

55 81 8887-1496

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!