carolinasantos.pe@dabr.com.br
Do Brasil, o festival traz alguns artistas que estão no auge da produção e com discos que estiveram em várias listas de melhores do ano (no caso, 2009). A cearense Cidadão Instigado, por exemplo, vem com o elogiado álbum Uhuuu!.
O baiano Lucas Santtana, que faz um rock eclético, viu no ano passado o seu Sem nostalgia ser elogiadopor jornais dos Estados Unidos. O rapper Renegado (de Minas Gerais) e a paulista, quase pernambucana, Stella Campos, também lançaram álbuns recentemente. Destoando um pouco dessa lista, está a diva Gabi Amarantos, que vai mostrar o legítimo tecnobrega do Pará. "A nossa ideia foi ficar um pouco fora do eixo Rio-São Paulo e trazer atrações que não estão no circuito comercial das grandes capitais", explicou o produtor do festival, Antônio Gutierrez, o Gutie.
A cena local está representada de forma bem diversificada. Há bandas novíssimas, como a Radistae, velhos conhecidos do público que nunca tinham tocado no Rec-Beat (Volver) e o resgate do mestre Galo Preto, repentista e coquista de Bom Conselho com mais de 60 anos de estrada.
Das 20 atrações que irão se apresentar no festival, duas ainda não estão confirmadas. "Estamos com um problema logístico de hotel, que nesta época do ano é complicadíssimo. Não há vagas nos hotéis com que normalmente trabalhamos e estamos tentando resolver isso até oeste fim de semana", comentou Antônio Gutierrez. Academia da Berlinda, com convidados, pode ser uma das opções. Outra, a cantora Céu - que se encaixa perfeitamente na categoria de artistas com álbuns elogiados, com o belo Vagarosa. "O problema de Céu é que ela vem com um grupo grande e estamos com esta dificuldade de hotel. Mas se ela não vier neste ano, vamos tentar no próximo", prometeu Gutie.
Para o mundo - Como aconteceu no ano passado, o Rec-Beat vai ter uma versão paulista, no Sesc, com o nome de Pompeia.beat. Durante três dias, entre 18 e 21 de fevereiro, seis bandas irão se apresentar no festival. De Pernambuco, vão Diversitronica, Joseph Tourton e Ska Maria Pastora. Em julho, o Rec-Beat rompe a fronteira e vai circular em festivais da Europa. "Já estamos confirmados na Bélgica. A ideia é levar 13 bandas, todas pernambucanas", acrescenta Gutie.
Programação
Sábado (13)
20h - Radistae (PE)
21h - Zé Manuel (PE)
22h - Renegado (MG)
23h10 - Lucas Santtana (BA)
0h30 - Puerto Candelária (Colômbia)
Domingo (14)
16h - Bloco Quanta ladeira
20h - Joseph Tourton (PE)
21h - Volver (PE)
22h - Magic Slim (EUA)
23h10 - Ainda não divulgado
0h30 - Gabi Amarantos (PA)
Segunda-feira (15)
À tarde - RecBitinho - Circo Il Botiglia - Il Transporto humano
20h - Diversitrônica (PE)
21h - Stela Campos (SP)
22h - Madensuyu (Bélgica)
23h10 - Ainda não divulgado
0h30 - Ojos de Brujo (Espanha)
Terça-feira (16)
20h - Mestre Galo Preto (PE)
21h - Caldo de Piaba (AC)
22h - Cidadão Instigado (CE)
23h10 - Cabezas de Cera (México)
0h30 - Original Olinda Style
Alexandre L'Omi L'Odò.
Produção do Mestre Galo Preto.
alexandrelomilodo@gmail.com