Acorda Povo de Olinda, o brilho do São João da Cidade!
Vídeo do Acorda Povo de Olinda 2018. Está lindo!! Compartilhem. Foi um registro digno de nossa festa.
Com orgulho, recebi em meu terreiro (Casa das Matas do Reis Malunguinho), o centenário Acorda Povo da Mestra Ana Lucia do Coco. Na bagagem desta tradição, adentraram aqui, o axé de Xangô, através do andor e das bandeiras dos Santos juninos, que durante um ano, serão zelados por mim. Esse axé (energia positiva de prosperidade) merece ser compartilhado, e a Casa está aberta para quem desejar entrar em contato com essa força ancestral.
Com saída do Palácio de Iemanjá, antigo e reconhecido terreiro de Pernambuco, que teve como maior líder, o seu fundador, Pai Edu, a procissão da bandeira de São João espalhou beleza por todo sítio histórico de Olinda, no último dia 23 de Junho de 2018. Foi um momento inédito para a cidade, congregando grande público e várias atrações como bacamarteiros, coquistas e forrozeiros.
Com realização da Casa das Matas do Reis Malunguinho, do Palácio de Iemanjá, através de Juliana Bison (Juliana Barbosa) e da própria Mestra Ana Lucia do Coco, a festa varou a noite, terminando as 04h da manhã com grande concentração de pessoas defronte ao terreiro, no Largo do Amparo.
Agradecemos à todas e todos que contribuíram de alguma forma com esta linda festa de fé e cultura popular.
Obrigado à minha comunidade do Largo do Amparo e da Rua de São João, que receberam com muito entusiasmo nosso cortejo. Agradeço em especial à Dona Luzy do Amparo Bar, à Dona Lindinalda Nogueira (vizinha de parede), à Dona Márcia, à Rodrigo Rangel e Saulo, e aos demais vizinhos e vizinhas. Agradeço à Igreja de São João, através de sua administradora.
Obrigado especial à Mestra Ana Lucia do Coco e toda sua comunidade, que com o coração puro e aberto, uniram-se para juntos superarmos todas as dificuldades, inclusive a falta de apoio da Prefeitura de Olinda. Obrigado especialíssimo à Juliana Bison, querida e amada guerreira, que com afeto, trouxe o andor com o povo de sua casa. Obrigado mais que demais à amiga amada Isadora Garcia, pelo apoio urgente e socorro na hora da agonia e do descaso da gestão municipal para com essa tradição centenária. Obrigado à Deputada Fedeal Luciana Santos, pelo apoio.
Agradeço aos meus afilhados e afilhadas de Jurema e filhos de Santo, pelo apoio concreto na construção deste processo trabalhoso e cansativo. Agradeço em especial à Henrique Falcão, que encarou comigo, do começo ao fim, todas as etapas de montar e desmontar o evento. Obrigado à Felix Cavalcanti e a Mala Véia, por garantirem o som. Obrigado cheio de beijinhos à Laura Fernanda, pela organização da comida servida ao público, estava top!!
Obrigado aos Bacamarteiro Mandacaru, pela linda apresentação e fortalecimento de nossa luta na cultura popular. Obrigado ao mestre Điviol da sanfona, que fez uma digníssima apresentação para todas e todos. Obrigado à Tiago Nago por estar junto nessa luta. Enfim, obrigado à todas e todos que contribuíram com a festa, em especial e principalmente à Malunguinho, São João e Xangô - Kawò Kabiesílé!
Parabéns Adriano Angola Lima, pelo registro e edição desse vídeo. Como sempre conversamos, memória é tudo, e agora temos essa memória preservada em audiovisual. Axé.
Ano que vem, tem mais, preparem os tamancos!
Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário