Juremeiro Alexandre L'Omi L'Odò ao lado do importante texto sobre a Jurema. Pesquisa e excelência na prática da Juremologia.
Juremologia é libertação e fortalecimento do Povo da Jurema!
1782... A Jurema Sagrada sempre retratada na documentação histórica como algo criminoso, de pessoas loucas e que deveria ser combatida pela coroa portuguesa, a todo custo. Esse é um dos textos que trabalhei na minha dissertação de mestrado JUREMOLOGIA. Se quiser aprender mais sobre a história de nossa religião, participe de nosso ciclo de debates na Casa das Matas do Reis Malunguinho.
O projeto Giras Decoloniais, é parte desse sonho coletivo do movimento do povo de terreiro, em formar pessoas fortalecidas nos contextos anti-racistas e intelectuais. "Quem não sabe de sua história, é facilmente dominado".
O citado texto, foi trazido à luz da historiografia pelo importante pesquisador Leonardo Dantas. Essa pesquisa é fundamental para entendermos um pouco mais da Jurema, pode ser encontrado no Paço do Frevo, no livro que retrata a linha do tempo do carnaval. Veja bibliografia abaixo:
SILVA, Leonardo Dantas. Carnaval do Recife. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2000.
#Juremologia #Yorùbá #JuremaSagrada #GirasDecoloniais #Catimbó #Cura #AlexandreLomi2020 #CasadasMatasdoReisMalunguinho #Catucá #QuilomboCulturaMalunguinho
Alexandre L’Omi L’Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário