I Procissão dos Pretos e Pretas Velhas de Olinda
A Casa das Matas do Reis Malunguinho, terreiro de Jurema Sagrada liderado pelo sacerdote Alexandre L’Omi L’Odò, teve a honra de realizar no último dia 12 de Maio de 2019, das 17 às 21h, seu ato coletivo de reflexão sobre a incompleta abolição da escravatura e a luta contra o racismo em nossa sociedade.
Foi a primeira Procissão dos Pretos e Pretas Velhas de Olinda.Escolhemos o momento da festa dos Pretos e Pretas Velhas, para juntxs, celebrarmos a memória heroica desses e dessas que morreram lutando por liberdade, e que devido a elxs, hoje podemos ter nosso culto “livre”, para realizarmos essa gira de Jurema, dedicada à toda espiritualidade negra, que até os dias atuais, vêm nos ajudar, curar todos os males da vida e nos consolar nessa difícil caminhada contra as mazelas sociais deixadas pelo processo da escravidão no Brasil.
Dentre as atividades, foi realizada uma celebração da palavra pelo Padre Josenildo em frente à Igreja do Rosário dos Homens Pretos de Olinda (a primeira das Américas datada do século XVI), em celebração à ancestralidade negra, que foi violentamente torturada no período da escravidão. Houveram cânticos específicos de luta contra o racismo e em louvor à ancestralidade afro indígena. O percurso teve saída de frente da Igreja do Rosário de Olinda em direção ao terreiro de Jurema Casa das Matas do Reis Malunguinho, levando para as ruas do sítio histórico da cidade, cânticos e toques aos pretos e pretas velhas. A atividade encerrou-se com a ceia da senzala (canjerê) e a gira de jurema, onde já dentro do terreiro, cantamos, dançamos e louvamos à todos pais e mães pretas, que espiritualmente vêm a terra para nos trazer paz, proteção e bons caminhos na vida. A celebração foi dedicada espiritualmente à Vovó Kambinda e Pai João, entidades da corrente do sacerdote da casa.
Esse registro audiovisual feito por Adriano Angola Lima do Gambiarra Imagens e Angola Filmes, mostra um pouco de nossa atividade coletiva, que teve como principal espírito a união de todas e todos filhos da casa contra o racismo, na intenção de contribuir no processo de crescimento espiritual e de decoloneidade do pensamento de cada um(a).
Alexandre L'Omi L'Odò
Casa das Matas do Reis Malunguinho
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário