sábado, 13 de novembro de 2021

Um adeus à Mãe Terezinha Bulhões - nota de falecimento

 

Mãe Terezinha Bulões - um mar de amor no coração do Recife. Foto: Acervo Casa das Matas do Reis Malunguinho


Um adeus à Mãe Terezinha Bulhões

 

Comunicamos o falecimento de uma das mais antigas juremeiras e iyalorixás de Pernambuco, Mãe Terezinha de Iyemojá Sesú.

Com 91 anos de idade e mais de 70 dedicados à religião, faleceu hoje, 13 de novembro pela manhã.

Ela, sem dúvidas é um dos mais importantes patrimônios do povo de terrieiro, tendo dado importante contribuição durante todo seu sacerdócio na preservação dos saberes e costumes das tradições de matriz afro indígena. Ajudou com seu acolhimento inúmeras pessoas e alimentou outras incontáveis. Conhecida pela sua bondade e sabedoria, Mãe Terezinha deixa uma lacuna enorme entre nós, pois estão a cada dia mais raras pessoas de coração puro e bondoso como o dela em sua natureza plena.

Teve sua vida e trajetória registrada no filme intitulado "Mãe Terezinha Bulhões - um mar de amor no coração do Recife", concebido e dirigido por Alexandre L'Omi L'Odò, lançado em 2020, no dia 07 de outubro, em celebração aos seus 90 anos de idade e luta. Na película, ela conta sua história e nos encanta com tamanha beleza de seus saberes.

A saudade será eterna. Obrigado por ter existido. Olorun e todos Orixás e a Jurema Sagrada hoje perderam uma importante representação. Contudo sua missão foi totalmente cumprida perante a ancestralidade.

Nossos pêsames à família carnal, aos filhos e filhas de axé e Jurema, amigues e toda comunidade da Vila das Lavadeiras em Areias/Recife.

O Quilombo Cultural Malunguinho agradece os inúmeros anos de parceria e luta pela valorização pública da Jurema. Serás eterna Mourão que não Bambeia do Kipupa.

--> Velório às 17h (hoje), no terreiro na Praça da Vila das Lavadeiras/Areias, sepultamento amanhã 14/11 no Cemitério do Barro com continuação do velório às 11h.

Seguem algumas fotos do lançamento de seu filme. Acervo da Casa das Matas do Reis Malunguinho:


Mãe Terezinha Bulhões. Foto acervo Casa das Matas do Reis Malunguinho.

 

Mãe Terezinha e eu após as filmagens de seu filme. Foto do Acervo da Casa das Matas do Reis Malunguinho.

Em seu aniversário, ela celebrou louvando Iyemojá Sessú antes do lançamento do filme.  Foto do Acervo da Casa das Matas do Reis Malunguinho.


Entrevistando a Iyalorixá.  Foto do Acervo da Casa das Matas do Reis Malunguinho.


Bolo de 90 anos. Dia especial em 2020.  Foto do Acervo da Casa das Matas do Reis Malunguinho.


Filhos e filhas da Casa das Matas do Reis Malunguinho comemorando os 90 anos de Mãe Terezinha. Todos participaram da produção desse lançamento. Foi lindo.  Foto do Acervo da Casa das Matas do Reis Malunguinho.


Àsèsè mojubá!

"Caiu uma folha na Jurema"

 

Alexandre L’Omi L’Odò

Quilombo Cultural Malunguinho

alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!