Mestre Juremeiro Deodato - Dió, do Mestre Carlos. Grande ícone da Jurema em Pernambuco. Foto de Laila Santana.
HOJE É DIA SEIS DE REIS!
Para o Povo da Jurema, está é uma data muito importante. Dia que para as tradicionais casas representa a abertura oficial do calendário anual das atividades religiosas.
Dia de saudar o Reis Malunguinho, chefe Central e protetor das Cidades da Jurema.
Data totalmente ligada as atividades do calendário católico, onde também sauda-se os três Reis Magos... nas liturgias do catimbó. Afinal, nossa tradição é xenofilica, teologicamente falando.
Portanto, este é o dia do CORTE DA ROMÃ. ritual muito antigo e pouco conhecido nos dias de hoje. Raros são os juremeiros que praticam e puderam receber dos antigos mestres está ciência.
Fui convidado pela terceira vez pelo grande mestre vivo Deodato - Dió, para celebrar junto com ele está data que pra mim é tão importante. Motivo que me deixa profundamente orgulhoso e feliz. Afinal ter o respeito e a confiança de um mais velho É motivo para se alegrar em nossa tradição.
Assim será. Estarei hoje em seu antigo terreiro de Jurema, em Afogados/Recife, para me entregar a esta força que emana de nossa religião.
PS: em outros terreiros antigos de tradição nagô-xambá, nesta mesma data se realiza o banquere de Xangô, ritual lindíssimo ainda praticado pela antiga iyalorixá Beata de Iansã, da Barreira/Olinda, que se encontra adoentada devido aos seus mais de 90 anos de idade.
Publico a foto do Mestre Dió por saber que nele ainda moram mistérios profundos da Jurema, e que aos poucos ele com muita generosidade tem me ensinado lentamente...
Sobô Nirê Mafá Reis Malunguinho!
Salve os Três Reis Magos!
Salve Xangô - Kawo Kabiesilé!
Salve a ciência mestra da Jurema Sagrada!!
Foto de Laila Santana. VI Kipupa Malunguinho. 2011.
Alexandre L'Omi L'Odò
Historiador e Mestrando em Ciências da Religião
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário