Baobá tombado na antiga sementeira de Olinda.Um crime contra os símbolos do povo negro. Foto de Alexandre L'Omi L'Odò.
VAMOS SALVAR O BAOBÁ!
Hoje, 04/05/2016 visitei pessoalmente o baobá da sementeira de Olinda no bairro de Jardim Atlântico para averiguar como estava esta cruel e triste realidade.
Chegando lá vi a desolante cena... Uma sementeira totalmente destruída e um enorme baobá tombado sob grande quantidade de areia, barro e lixo... Fiquei profundamente triste com o impacto de ver um dos importantes símbolos de resistência e memória dos povos de matriz africana desprezado e caído perante um senário de total descaso.
Orei e pedi forcas aos nossos ancestrais para poder lutar contra este crime ao meio ambiente e a nosso povo.
Baobá tombado na antiga sementeira de Olinda.Um crime contra os símbolos do povo negro. Foto de Alexandre L'Omi L'Odò.
O BAOBÁ ainda é vivo... Pelo menos ao que pude averiguar. Mas sei que para uma melhor observação será necessário um biólogo ou congênere especialista em árvores... Mas as folhas ainda estão verdes e aparentemente fortes.
Acredito que ainda podemos salvar este baobá. Se a Prefeitura de Olinda disponibilizar uma logística adequada para reerguê-lo e mantê-lo de pé até ele próprio retomar seu equilíbrio, o salvamos da morte.
Cadê a Secretaria de Meio Ambiente de Olinda? Cadê a Secretaria de Meio Ambiente do Estado? Vamos cobrar isso de forma urgente. Não vamos permitir que crimes deste porte aconteçam perante nossos narizes. VAMOS REAGIR E LUTAR!
Convocação urgente: Baobá tombado na antiga sementeira de Olinda.Um crime contra os símbolos do povo negro. Foto de Alexandre L'Omi L'Odò.
CONVOCO os irmãos de luta para amanhã a tarde nos rehnirmosno Nascedouro de Peixinhos às 15h para deliberar ações concretas para Tentar reverter esta situação. Meu zap: 995257119
Que nossos ancestrais nos ajudem!
Sobô Nirê Mafá! que Reis Malunguinho, obá Iroko, pai Kitembu e Lokô nos abram este caminho.
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário