sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um até breve ao melhor presidente da história do Brasil - Lula!

Luiz Inácio Lula da Silva no mar...

Quero sua volta em 2015!

Estou aqui apenas pra dizer que o presidente Lula vai me fazer muita falta, pois, ele representa para mim a esperança de que o funcionalismo pode ser de fato quebrado, rompido, esfacelado, e que as perspectivas de Émile Durkheim e Marx poderam ser definitivamente renovadas e de alguma forma destruídas, e que o Brasil deu exemplo de que o povo pobre e trabalhador pode mudar sim sua realidade de forma onesta e grandiosa.

Presiednte Lula, te amo com o amor dos guerreiros, dos sacerdotes da Jurema Sagrada e do Candomblé, te amo com o amor dos negros e índios, com o amor do homem pobre morador de Peixinhos, estudante e militante que sou!

Bariká Olorun fè malè, é bariká!
(Parabéns em Yorùbá e cântico tradicional do nagô pernambucano).

Alexandre L'Omi L'Odò
Iyawò.

Coco da Paz 2010, na Rua da Harmonia!!

Coco da Paz 2010 na Rua da Harmonia!!

Hoje, dia 31 de Dezembro, aqui na Rua da Harmonia, local onde moro, será o ponto de consentração e partida do cortejo do já tradicional Coco da Paz, evento único do gênero, levando às ruas da comunidade de Peixinhos os cânticos tradicionais e também, os novos, do coco, ritmo, dança e música apreciada com grande ênfase pelo povo do nordeste.

Evento criado por André Malê, NK Kumbia, Toca Ogan, Marcos Axé entre outros, vem trazendo a mensagem da Paz para a comuniade a cada ano, com irreverência e a perpectiva de reconhecimento aos mestres e mestras de coco do bairro.

É muito divertido o entrar e saída nas ruas, levando alegria e muita percussão para a comunidade que já recebe de portas abertas este cortejo.

Claro que estarei aqui brincando e cantando os cocos junto aos meus mestres de percussão como o Toca Ogan e André Malê, os responsáveis por eu ter decidido ser percussionista na minha vida.

Serviço:
Coco da Paz 2010
Na Rua da Harmonia n°. 42, Peixinhos - Olinda - PE (casa de dona Rosa)
Horário: 15h (consentração)
Vir de camisa ou roupa BRANCA!

Alexandre L'Omi L'Odò
alexandrelomilodo@gmail.com

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Gira de Jurema Pública, Fechando o Ano de 2010 na Práia do Pina.

Gira de Jurema no V Kipupa Malunguinho. Foto de Laila Santana.

Gira de Jurema Pública, Fechando o Ano de 2010 na Práia do Pina.
Derrubando conceitos e preconceitos!

Os Juremeiros e Juremeiras despertos pelo grito de Malunguinho, vão realizar neste dia 30 de dezembro de 2010, a primeira gira pública de Jurema Sagrada na práia do Pina.

O GRAC- Grupo de Ativação Cultural, dirigido pelo histórico militante Marcos Pereira e o Quilombo Cultural Malunguinho, se uniram para colocar pra fora a beleza da Jurema em ato público fechando o ano de 2010 com muita fumaça!


Convidamos todas e todos para participar deste momento de união e confraternização entre os sacerdotes e sacerdotisas, iniciados ou não, para fazermos reluzir o cachimbo e a fumaça.


Serviço:
Gira de Jurema Pública, Fechando o Ano de 2010 na Práia do Pina.
Onde: Primeiro Jardim de Boa Viagem, no Rodão.
Quando: 30 de Dezembro de 2010
Horário: 18h
Gratis
Contatos: 81. 8645-4019 (Marcos Pereira) / 8887-1496 (L'Omi)
Levar seu cachimbo e sua maraca!!


Alexandre L'Omi L'Odò
alexandrelomilodo@gmail.com

81. 8887-1496

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Coleção História Geral da África da UNESCO - Gratis para Baixar!

Coleção História Geral da África em português

Gente, esta é uma oportunidade muito boa de podermos ter em casa a coleção completa "História Geral da África" da UNESCO, trabalho este de grande valia aos pesquisadores e pesquisadoras do tema. O site www.unesco.org colocou a disposição 8 links para download de todos os capítulos da coleção em PDF. Contudo, indico e considero inpreterível a leitura do primeiro capítulo todo desta pois nele se encontram informações valiosas para reavaliarmos nosso lugar de pesquisador no e do tema. Para quem até hoje falou de Oralidade sem saber exatamente o que é, leia o Capítulo 7 "A Tradição Oral e Sua Metodologia", p. 139 à 167, totalmente elucidativo e edificante!

8 volumes da edição completa.

Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.

Resumo: Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Download gratuito (somente na versão em português -Baixe Agora):

Visite ainda este link: http://www.unesco.org/pt/brasilia/crosscutting-mainstreaming-principal-priorities-and-special-themes-of-the-unesco-brasilia-office/fighting-against-racial-discrimination-in-brazil/general-history-of-africa-collection/#c60429

Fonte: http://www.unesco.org/pt/brasilia/dynamic-content-single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese/back/20527/cHash/fa3a677a3d/

Alexandre L'Omi L'Odò
alexandrelomilodo@gmail.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

II Encontro Estadual de Jurema



II Encontro Estadual de Jurema

Dia 05 de Dezembro de 2010
Às 14h
Estação Cultural José Ermínio de Morais

Práia de Piedade - PE


Tema: Alhandra de Maria do Acaes

Na programação, teremos o Doutor Sandro Guimarães de Salles, especialista no tema: Jurema do Acaes, tendo lançado seu livro "À Sombra da Jurema" no início de 2010, contribuiu de forma efetiva para o registro da memória do povo da Jurema. Ainda pode ter papel fundamental no tombamento pelo IPHAEP das terras do sítio do Acaes. Com participação confirmada, teremos o guerreiro doutor em história, Ivaldo Maciano, mestre de maracatú e pesquisador da cultura do Baque Virado, tema este, de seus livros e artigos. Teremos também, subistituindo o Mestre Galo Preto, o Juremeiro Alexandre L'Omi L'Odò, graduando em história e coordenador geral do Quilombo Cultural Malunguinho. Ainda, o coquista/músico Adiel Luna, repentista da nova safra de cantadores populares de Pernambuco.

O evento, promete proporcionar discussões aprofundadas sobre a Jurema, contudo, levar ao conhecimento dos sacerdotes e sacerdotisas, pesquisadores e simpatizantes do tema, conhecimentos históricos e antropológicos, vivências e práticas, e, muita fumaça!

O vídeo produzido para divulgar o evento está lindo, merece ser visto. Traz imagens do último evento em 2009. Emocionante.

Contamos com vossa presença!

Convido em nome dos organizadores do evento, pois a Jurema não pode se calar, nem ser calada!

Alexandre L'Omi L'Odò.
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!