A Pequena Juremeira – websérie em 3 capítulos
Lançamento 08 de junho de 2024 com exibição e debate presencial
Helô (11), a Pequena Juremeira, é uma criança de terreiro, que desde os seus três anos de idade participa intensamente da tradição da Jurema e do Candomblé no terreiro Casa das Matas do Reis Malunguinho. Com uma inteligência notável e criatividade fora do comum, ela se destaca por compor sozinha, e sem a orientação de seus pais, toadas para as entidades, orações e desenhos sobre sua fé.
Ela gosta de organizar suas vestimentas religiosas, criar ilustrações sobre sua vivência no terreiro, tocar maracá, cantar e pensar sobre sua própria religião. Já nasceu com o dom, afinal de contas os mais velhos já diziam: “quem é bom já nasce feito, e quem quer fazer não pode”.
A partir de alguns vídeos produzidos por ela de forma amadora, onde aparece cantando suas próprias toadas, nasceu a ideia desta websérie, que registra em 3 episódios sua originalidade e linguagem próprias para lidar com o universo da Jurema Sagrada e símbolos afroindígenas de seu terreiro.
Este é um trabalho audiovisual para crianças, mas pessoas de todas as faixas etárias também poderão se emocionar com a beleza da fala dessa criança tão especial.
Em cada episódio, propomos os seguintes conteúdos:
1º - Nasci para a Jurema (09’47): traz Welica, mãe de Helô, contando a história da Pequena Juremeira Helô e a sua própria história. Mostra alguns de seus cânticos e desenhos trilhando os caminhos da mata sagrada do Catucá onde Malunguinho, seu padrinho na Jurema Sagrada, guia todos os caminhos. Entre fumaçadas e histórias, receitas de ervas, entidades e divindades, o episódio transborda amor e emoção;
2º – Toadas e maracás (12’52): Helô canta parte de sua produção de toadas autorais e outras, demonstrando seus conhecimentos sobre os caboclos e demais entidades. Em sua fala, podemos ver seu amor e compreensão do sagrado da Jurema. Também mostra sua relação na escola com a religião e seu modo próprio de lutar contra o racismo religioso, em prol do respeito à diversidade religiosa.
3º – Minhas roupas de Jurema (11’42): A Pequena Juremeira vai à casa de sua avó Cida, onde apresenta suas roupas e adereços costurados com muito carinho pela vovó, que a ensina essa arte, fazendo de Helô sua aprendiz. A emoção de Cida transborda em ver, na mata sagrada, essa criança com tanta força, ciência e fé na espiritualidade da Jurema de sua própria família, e cantando as toadas que ela mesma compôs para sua pombojira, Boca da Mata, e a pombojira de sua avó, Rosa. Ela ainda fala de sua concepção de Exu, mostrando os saberes que adquiriu no terreiro.
Sobre o projeto
Helô, tem em sua mãe Welica, proponente do projeto, o melhor exemplo a ser seguido. Com muito carinho, cuidado e liberdade, essa criança prodigiosa quer apresentar ao mundo seu próprio imaginário, seu terreiro e suas entidades e divindades. Cheia de sensibilidades, os 3 episódios vêm para somar na luta pela difusão dos saberes tradicionais para crianças de terreiro. No intuito de salvaguardar os conhecimentos e vivência da Jurema Sagrada, religião de matriz afroindígena, a websérie A Pequena Juremeira vai emocionar e mostrar que o racismo e a intolerância religiosa nunca terão mais força que o acolhimento e amor negríndios dos terreiros. A espiritualidade em Helô manda seu recado para as futuras gerações de forma amorosa e sensível.
Este projeto, idealizado e coordenado por Alexandre L’Omi L’Odò, sacerdote de Helô, nasceu em plena Pandemia, em conjunto com seus pais, e submetido ao edital da lei Aldir Blanc, aprovado consequentemente em 2022 A continuidade da religião, com força, sabedoria, respeito e ciência, é o recado maior desse trabalho. Ver uma criança ter tamanho potencial de forma inata, nos dá a esperança e a certeza de que estamos contribuindo da forma correta na continuidade da tradição e religião de matriz africana e indígena. Helô é também essa esperança, essa fumacinha de fé que ilumina nossas vidas e se espalha no universo levando a força da Jurema para o mundo por meio dessa série feita com muito amor e carinho por todos nós.
Ficha técnica
Apresentação:
Heloísa Vitória
Toadas
autorais: Heloísa Vitória
Concepção,
roteiro e direção: Alexandre L'Omi L'Odò
Direção,
produção executiva e artística: Wélica Silva
Assistente
de produção: Henrique Falcão
Assistente
de produção: Oliver Matheus
Assistência
técnica: Ronaldo Francisco
Assistência
técnica: Wedison Custódio da Silva
Trilha
Sonora: Alexandre L'Omi L'Odò, DL
Trilha
Sonora incidental: Cd Sobô Nirê - meu labor da Mata
Figurino
e Direção de arte – Cida Ferreira
Fotografias:
Acervo Quilombo Cultural Malunguinho e Casa das Matas do Reis Malunguinho
Translades:
Diviol Lira
Realização:
Quilombo cultural Malunguinho e Casa das Matas do Reis Malunguinho
Imagens:
Adriano Lima e Johnson Silva/ Angola Filmes
Edição:
Adriano Lima e Alexandro Lopes
Incentivo: Lei Aldir Blanc 2022
Serviço:
Lançamento da série A Pequena Juremeira
Dia 08 de junho de 2024
Exibição no canal de youtude de Alexandre L'Omi L'Odò - https://www.youtube.com/channel/UCg4oBW3OvcJxh8jbYOn3YaA https://www.youtube.com/channel/UCg4oBW3OvcJxh8jbYOn3YaA
Haverá exibição pública no Terreiro Casa das Matas do Reis Malunuginho, com debate. Gratis e aberto ao público.
Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com