quarta-feira, 30 de julho de 2008

Malunguinho, primeira Divindade Negra Espiritual a ter uma lei estadual!

Sabemos e é claro que Pernambuco em sua história, tem uma dívida gigantesca com todo povo negro e afro descendente, além dos indígenas que hoje ainda sofrem com as percas de suas terras.

Mas é bom saber, que um guerreiro do passado (especialmente do século XIX), vem tomando por lei os seus direitos de ter sua história reconhecida pelo mesmo Estado que o assassinou, e também uma reparação a todos de seu Quilombo, os Quilombolas de Malunguinho, os Quilombolas da nossa Mata Norte dos meados do XIX, século de revoluções e transformações nacionais.

Hoje onde eram terras de resistência, de lutas por liberdade e por terras, existe um longo e calamitoso caos social, e o rio que foi também morto por este processo de exclusão das classes que construíram este país também grita por salvação e direitos de viver (a este oxum já está providenciando a devida reparação).

E hoje já podemos visualizar um futuro mais digno para toda esta história que em outroras foi fonte de história e orgulho para todos nós hoje.

O trabalho do Quilombo Cultural Malunguinho, vem despertando e cobrando a atenção do estado de Pernambuco para esta reparação histórica e também a este resgate da dignidade destas terras e rio que se estendem das margens do Rio Beberibe entre Olinda e Recife e se estende até o município de Goiana, sendo 12 municípios atravessados nesta larga dominação dos Quilombos do Líder Malunguinho até o seu simbólico fim territorial.

Um das grandes vitórias já alcançadas pelo Quilombo Cultural Malunguinho e outros movimentos em especial os terreiros de Jurema e Xangô (candomblé) de Pernambuco, foi a aprovação pela Assembléia Legislativa do Estado da lei 13.298/07 a lei da Vivencia e da Prática da Cultura Afro Pernambucana, proposta por nós destes movimentos e apresentada pelo Dep. Estadual Isaltina Nascimento.

E só Malunguinho mesmo, em sua personalidade divina de Exú para fazer esta lei ser aprovada em uma assembléia que sabemos que tem um número altíssimo de evangélicos que a todos os dias discriminam e votam contra projetos que possam beneficiar o povo de Terreiro ou os povos étnicos e afro descendentes.

Foi Ele mesmo que o fez. A lei foi aprovada e apresento por intero, e é como um recado da nossa Jurema Sagrada, que em seu bojo quer dizer o seguinte: Acredite, pois mesmo com todos contra nós a força da espiritualidade que é nossa parceira concretiza os nossos sonhos se eles tiverem mérito!


LEI Nº 13.298, DE 21 DE SETEMBRO DE 2007.
Ementa:
Institui no calendário oficial do Estado de Pernambuco a Semana Estadual da Vivência e Prática da Cultura Afro-Pernambucana.

O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO:
Faço saber que tendo em vista o disposto nos §§ 6º e 8º do artigo 23, da Constituição do Estado, o Poder Legislativo decreta e eu promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituída a semana do dia 18 de setembro como a Semana Estadual da Vivência e Prática da Cultura Afro-Pernambucana, como reconhecimento do resgate histórico do líder quilombola Malunguinho, morto em combate em 18 de setembro de 1835.
Art. 2º As comemorações da Semana Estadual da Vivência e Prática da Cultura Afro-Pernambucana, ocorrerão no período de 12 a 18 de setembro.
Art. 3º A Semana Estadual da Vivência e Prática da Cultura Afro-Pernambucana poderá ser comemorada através da realização de atividades sobre a História da África e História Afro-Brasileira; Cultura de resistência do povo negro no Brasil; História das religiões de matriz africanas; História dos Quilombos no Brasil e em Pernambuco; Relações de Gênero e Transgêneros; discriminação e preconceito racial.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.
Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco,
em 21 de setembro de 2007.
GUILHERME UCHÔA
Presidente
O PROJETO QUE ORIGINOU ESTA LEI É DE AUTORIA DO DEPUTADO ISALTINO NASCIMENTO COM O QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO E OS MOVIMENTOS ARTICULADOS
REPUBLICADO

QUILOMBO CULTURALMALUNGUINHO HISTÓRICO E DIVINO, 173 ANOS RESISTINDO!QUILOMBO.CULTURAL.MALUNGUINHO@GMAIL.COM
A COMEMORAÇÃO DE TODO POVO DE TERREIRO E DAS CULTURAS TRADICIONAIS DE PERNAMBUCANO FOI COM A TRADICIONAL FUMAÇA SAGRADA DA JUREMA E MUITA MAZURCA PARA MALUNGUINHO!



SALVE MALUNGUINHO NA JUREMA E NA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO!

Alexandre L'Omi L'Odò.

alexandrelomilodo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!