segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quilombo Cultural Malunguinho, resistência e luta pelas raízes culturais brasileiras. Por Josy Garcia - RJ

Altar de Malunguinho na Mata sagrada do Catucá. V Kipupa Malunguinho 2010. Foto de Laila Santana.

Quilombo Cultural Malunguinho, resistência e luta pelas raízes culturais brasileiras

No ano de 2008 tivemos o primeiro contato com essa turma fantástica do Quilombo Cultural Malunguinho. Não tenho medo de errar. Depois destes 3 anos de convivência posso dizer fantástica sim!

Nos encontramos pela peimeira vez em Recife, no I Seminário sobre Religiosidade Popular promovido pelo CEPIR/PE, onde fomos convidados para realizar um ciclo de palestras.

Já tinhamos ouvido e cantado cantigas de Malunguinho, impossível se falar de Jurema sem falar dele, afinal é ele quem “tira os espeques do caminho” e é o Rei da Jurema. Porém, só tomamos conhecimento de sua história a partir deste encontro.

Só por isso, o Quilombo Cultural Malunguinho já merece todo nosso respeito. Não é fácil resgatar e trabalhar nossa cultura. E o que falar das nossas raízes religiosas? Há adversidades, divisões, pessoas querendo se promover, acontece de tudo. Sem falar no preconceito...

Abertura do V Kipupa Malunguinho, Mata do Catucá. Na foto algumas figuras importante: Professor Dr. Marcus Carvalho (UFPE), Professor Dr. João José Reis (UFBA), Deputado Estadual Isaltino Nascimento, Juarez, o nosso zelador da Mata, Grupo Bongar, E representante da Jurema de Pernambuco. Foto de Laila Santana. 2010.

Mas ainda tinha mais. Descobrimos a Lei Malunguinho, o Kipupa Malunguinho e gente que realmente conhece e protege e luta, sem estrelismos, pela nossa querida Jurema Sagrada. Após nosso encontro em fevereiro de 2008, lá foram eles de Pernambuco ao Acais.

Placa do Memorial Zezinho do Acais. Ação nossa, do Quilombo Cultural Malunguinho e da Sociedade Yorubana. 1° Encontro de Jurema no Acais, maio de 2008.

Os primeiros a se juntar a nós nessa luta, sempre presentes, sempre contribuindo com idéias e muita vontade de fazer. Por isto justo, justíssimo que seus representantes estivessem presentes na entrega da Certidão do Tombamento do Sítio do Acais em 2009 junto conosco, pois são legítimos representantes na luta pela preservação da Jurema, apesar de ter gente querendo de qualquer forma apagar esta história... Não conseguirão, simplesmente porque ela já foi feita! E o Quilombo Cultural Malunguinho é parte integrante dela em letras garrafais, doa a quem doer, embora nunca tenha se utilizado disso para se promover.

Tenho orgulho de conhecer vocês. Seus adjetivos são coragem, determinação, bom senso e amor pelo que fazem e acreditam.

Posso imaginar quanto Malunguinho deve estar feliz. Em pleno Século XXI, sua história e sua luta se perpetuam com honradez através de vocês, incansáveis guerreiros do Quilombo Cultural Malunguinho.

O cahimbo e a fumaça da Jurema. V Kipupa Malunguinho. Foto de Laila Santana.

Que os Mestres da Jurema continuem abençoando vocês nesta caminhada! E no que diz respeito a nós, estaremos sempre presentes quando vocês precisarem.

Abraço fraterno,

Josy Garcia

Sociedade Yorubana Teológica de Cultura Afro-Brasileira

Josy Garcia Abrahão, Engenheira química, química, pós graduada em engenharia ambiental e engenharia de segurança do trabalho, atuando na área de petróleo e gás desde 2005. Professora de química do ensino médio da rede pública estadual há 11 anos. Presidente da Sociedade Yorubana Teológica de Cultura afro-brasileira desde 2000, autora do do livro O Cavalo do Cão. responsável pela 2ª edição do Livro Zumbi dos Palmares, editoração, revisão e edição dos livros Sambaquis e Quilombos no Litoral Fluminense e Brasil Mestiço de Eduardo Fonseca Junior. Vice -presidente da Banda Cultural do Jiló no Carnaval do Rio de Janeiro (banda que tem como principal característica a divulgação das marchinhas tradicionais).


Alexandre L'Omi L'Odò.

Quilombo Cultural Malunguinho.

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!