sábado, 20 de outubro de 2012

"Aruvalhado" - Mestre Galo Preto aprovado no edital do FUNCULTURA 2011/2012!!

 
Mestre Galo Preto. Foto: Divulgação - Toda Música.

 "Aruvalhado"
Mestre Galo Preto aprovado no edital do FUNCULTURA 2011/2012!! 

Depois de mais 2 anos tentando aprovação para o projeto de gravação do 1° CD do Mestre Galo Preto, consegui no edital 2011/2012 do FUNCULTURA a esperada aprovação. Foi uma felicidade imensa para mim enquanto produtor poder dar acesso através de meu trabalho a um bem público, como é este fundo, ao Mestre. Comemoro com muita alegria mesmo. Pois sei que com este primeiro registro fonográfico poderemos juntos deixar um legado histórico do trabalho deste mestre que tem mais de 65 anos de trajetória na cultura popular do Brasil.

Quando contei a notícia ao Mestre, ele se emocionou e falou: "quem luta chega"... Achei bastante sincera sua colocação, pois na altura de seus 78 anos de idade, ainda acredita poder dar contribuições de alto nível à música pernambucana. Sua luta pelo coco é histórica. Ele que com seu talento nato de improvisar e embolar, percorreu todo país entre as décadas de 1970 e 1980 divulgando a música de sua terra, merecia por demais este reconhecimento e valorização do Estado. Em 2011, ele foi aprovado como Patrimônio Vivo de Pernambuco, sendo este uma das suas mais recentes e importantes conquistas.

O Mestre Galo Preto pretende gravar um CD com toda a diversidade e versatilidade de sua música. Coco, forró, embolada, aboio, samba, chula, entre outras criações autorais comporão este trabalho que intitulamos de "Aruvalhado", sinônimo nordestino, nos interiores do Agreste, de algo que está fresco ao amanhecer, que está todo molhadinho com o orvalho que desperta a cada manhã nas caatingas...

Novo, novinho e zerado!! O Mestre Galo Preto fará nascer em 2013 um belo trabalho fonográfico original da cultura popular e tradicional de PE para nos orgulhar.

peço obrigado à existência, à Jurema Sagrada e aos Orixás por terem me dado uma oportunidade tão ímpar em poder ajudar e trabalhar com um dos artistas que mais admiro e acredito no potencial. Galo Preto é o meu mestre de vida e de coco... E de Jurema também... rsrsrs. Salve a fumaça!!


Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!