domingo, 8 de fevereiro de 2015

Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda Homenageia o Grande Pai Edu

Pai Edu. Foto: Acervo Palácio de Iemanjá.

Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda Homenageia o Grande Pai Edu

As atividades ligadas a tradição de matriz africana e indígena devem ser propagadas por nós povo de terreiro. Afinal, se a mídia não nos valoriza, temos que divulgar pra que mais e mais pessoas tenham acesso a nossas relevantes ações. 

Pai Edu, histórico sacerdote da tradição da Jurema e do Nagô, será merecidamente homenageado pela Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda. Ato pelo qual toda comunidade de terreiro deve se orgulhar, pois ele, nas décadas de 1960 à 1990 foi um dos mais importantes vetores políticos de nossa religião. Afinal, ele com muito carisma, inteligência e saber, fazia no passado as maiores procissões já vistas em Pernambuco. Maiores passeatas do que vemos hoje...  Mesmo sem ter acesso a comunicação como hoje. 

Construiu um dos terreiro mais belos (visualmente) de Pernambuco. E contribuiu muito no processo da luta pela liberdade de expressão do povo de terreiro, ajudando na construção de leis que muito nos beneficiaram historicamente.  

Uma estrela de grande coração...  homem que materializava a força de Iyemojá, e que deu nome de Palácio à casa de Zé Pilintra,  seu eterno Mestre. 

Publicou cinco livros com a temática de terreiro. Entre eles o importante Zé Pilintra e Eu, auto-biografia dele e do Mestre. Texto inédito ao seu tempo.

Polêmico, fez muitas adaptações à tradição de terreiro... recriando a forma da fé pernambucana. Teve até dissertação de mestrado feita em seu Palácio - "Candomblé a Dança da Vida". 

Nada mais justo que os maracatus dobrem o couro para este grande guerreiro, que nos deixou há alguns anos. Partiu levando consigo o sentimento de missão cumprida na luta pelo povo negro e de terreiro. 

Axé. Axexe mojubá. Kolofé. Pateó fun oooooo!!! 

*A Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda acontece nesta segunda feira dia 09/02/2015 a partir das 20h no Pátio da Igreja do Rosário dos Homens Pretos em Olinda.

Quase em frente a sede do Homem da Meia Noite - Amparo. 

Alexandre L'Omi L'Odò​
Historiador e Mestrando em Ciências da Religião
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!