quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Falece a Mestra Mãe Biu de Alhandra - Grande Juremeira de nosso tempo

Mestra Mãe Biu de Alhandra. Foto de Joannah Mendonça.

Falece a Mestra Mãe Biu de Alhandra
Grande Juremeira de nosso tempo

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que nós do Quilombo Cultural Malunguinho informamos o falecimento da grande mestra juremeira Mãe Biu de Alhandra. Que nos deixou aos mais de oitenta anos de idade vitima de AVC e outras complicações de saúde. 

Ela faleceu hoje (16/09/2015) pela manhã cedo e será sepultada amanhã às 8h no cemitério de Pitimbu na Paraíba. 

Mãe Biu foi uma das mais sábias mestras da Jurema que conheci. Mulher dona de uma força espiritual sem precedente e única juremeira a receber em vida o título de mestra pelo Ministério da Cultura em 2013. Elevando o nome da nossa religião à nivel Nacional. Recebeu do Povo da Jurema através do Quilombo Cultural Malunguinho o Prêmio Morão que Não Bambeia, ano passado em Alhandra. 

Participou de diversos documentários, dentre eles a gravação do programa Entre o Céu e a Terra da TV Brasil. 

Esteve presente em diversos momentos da luta pela preservação e reconhecimento da Jurema. Participou do primeiro encontro de Juremeiros de Alhandra em 2007, entre outros. 

Sempre com sua fala forte e reza profunda, ela ocupava horas de nossos encontros com seus cânticos e orações. Era Lindo ver ela falar. 

Quem esteve ao seu lado, ou tenha participado de alguma gira ou reunião de mesa pode sentir a grandeza dessa mulher, na sua ciência e na sua sabedoria. 

Bebemos na sua fonte mais pura de saber... 

Siga em paz mãe Biu, a senhora cumpriu bravamente a sua missão. E a sua Cidade estará sempre viva com a força dos senhores mestres e mestras, índios e caboclos da nossa fé. 

Que a Jurema lhe receba para a continuidade de sua obra espiritual. 

"Caiu uma Folha da Jurema"...

Alexandre L'Omi L'Odò
Historiador e Mestrando em Ciências da Religião
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com 

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!