domingo, 11 de junho de 2017

Aniversário de um ano do Primeiro Pé de Jurema Plantado em uma Escola Pública no Brasil


Aniversário de um ano do Primeiro Pé de Jurema Plantado em uma Escola Pública no Brasil

No último dia 09 de Junho de 2017, comemoramos na EREM Cândido Duarte, o aniversário de um ano do plantio do primeiro pé de Jurema firmado em uma escola pública do país. O ato foi muito humilde, mas muito significativo para os participantes que estavam integrados totalmente ao sentido do que estava sendo feito ali.

Foi um momento muito emocionante, onde compartilhando com os professores, gestores e alunos(as) pudemos fazer um lindo ato pedagógico em prol do respeito à diversidade, contra a intolerância religiosa e o racismo, que contribui para o fortalecimento da implementação da Lei Federal 11.645/08, que obriga o ensino da história dos africanos, afro descendentes e indígenas em sala de aula de todas as instituições de ensino do país.

Parabenizo o professor Rodrigo Correia de Lima, que convocou este ato junto com os gestores da escola. Isso mostra que podemos ter esperança de vivermos em um mundo futuro, sem intolerância e racismo. Acredito que é através (também) da escola que construímos um convívio humanizado e respeitoso entre todas e todos.

A Jurema, que cresceu de forma inexplicável neste curto período de tempo, está dedicada à Malunguinho, líder negro/indígena da luta pela liberdade em Pernambuco. Um herói que virou divindade na religião Jurema Sagrada. Este é mais um motivo de orgulho nessa luta. Ao mesmo tempo que contribuímos para uma educação sem racismo e intolerância na Escola, também reverenciamos os nossos importantes líderes históricos, que têm que ser considerados referência de auto-estima na construção da identidade das crianças, jovens e adolescentes.

Iremos comemorar muitos e muitos anos de vitória e fortalecimento da Lei 11.645/08 aos pés da Jurema, pois ela agora entrou na história como mais um símbolo de luta por um mundo melhor.

As atividades foram antecedidas por uma semana intensa de atividades da Semana do Meio Ambiente, onde na sexta, dia 09 de Junho, dei uma palestra sobre a relação da Jurema e nossa cultura brasileira.

Sobô Nirê Mafá!

Sigamos firmes na luta. Salve a fumaça!

#JuremanaEscola

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!