quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O poder das Iabás - Mãe Lu Omitòògùn e Barbara Costa na luta das mulheres negras



O poder das Iabás - Mãe Lu Omitòògùn e Barbara Costa na luta das mulheres negras


O poder das Iabás

Para comemorar o Mês da Consciência Negra, a Revista mostra como a força herdada dos poderosos orixás femininos leva as mulheres a comandar a dura luta ancestral por respeito, igualdade e justiça social

Elas não são Eva, nem Maria, muito menos Amélia. Os orixás femininos — as iabás —, que inspiram o arquétipo de suas filhas na dimensão terrena, foram (e ainda são) mulheres imprevisíveis. Guerreiras, sempre prontas para defender os reinos que governam. Na história antiga e na contemporânea, não faltam exemplos de figuras femininas que não aceitam ser subjugadas pelo sexo oposto.

Elas batalham com uma garra incomum, o que as faz se destacar no cenário onde se encontram. Insurgem-se contra sistemas injustos e não negam disposição para transformar realidades negativas. Quando comparadas com os itans (em iorubá, o conjunto de lendas, mitos e músicas dos orixás) das seis principais divindades cultuadas no país pela umbanda e pelo candomblé — as iabás Nanã Buruku (ou Buruque), Iemanjá, Oxum, Iansã, Obá e Euá —, vê-se que elas estão atuando na sociedade. E deixando contribuições valiosas para as mudanças e os avanços almejados pelos cidadãos.

Ao contrário de Eva, elas não vivem no paraíso. Não têm a santidade de Maria, figura icônica da fé cristã. Estão longe de ser a Amélia, da famosa canção criada, em 1942, pelos consagrados artistas Ataulfo Alves e Mario Lago, que conquistou as paradas de sucesso com o grupo musical Demônios da Garoa.

As iabás contemporâneas são, como suas ancestrais, batalhadoras nas infindáveis jornadas contra o machismo, a violência doméstica, sexual, o preconceito, a misoginia e todas as outras expressões de violência e opressão, que buscam subjugá-las, ou impor-lhes condições de inferioridade. As seis divindades iabás remontam à cultura herdada dos iorubás, um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África.

De acordo com o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo Reginaldo Prandi, eles acreditam que homens e mulheres descendem dos orixás. “Cada um (pessoa) herda do orixá de que provém suas marcas e características, propensões e desejos, tudo como está relatado nos mitos”, explica Prandi, no livro Mitologia dos orixás, uma pesquisa profunda que reconta 301 mitos africanos e afro-americanos. Todos eles, parte importante da alma brasileira.

Força espiritual

Na umbanda e no candomblé, as duas principais religiões de origem nas tradições africanas, elas são respeitadas e tratadas por mãezinhas — ou simplesmente mães — e reverenciadas como autoridades. A natureza, pródiga de sabedoria, deu a todas o poder da maternidade, e isso as tornam pessoas respeitadas como essenciais à preservação da vida e à perenidade da raça humana. Mais do que isso: são consideradas pela força espiritual que carregam e que lhes confere singularidade nos terreiros.

Dentro de uma sala de aula do Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa da Universidade de Brasília, a historiadora pernambucana Bárbara Costa, 29 anos, critica a higienização do movimento negro no Recife e suas palavras mostram a garra e a força que herdou da orixá Iansã. “Eu topo qualquer parada, enfrento qualquer coisa. Homem ou mulher”, afirma, logo após encerrar uma aula sobre a história do culto Nagô em Pernambuco.

Sentada ao lado, a pernambucana Lúcia Costa, 65, mais conhecida como Mãe Lu, mostra o amor que herdou de Iemanjá. “Ela é a minha mãezinha, me acolhe, me tira da solidão e me acalenta”, conta. Para explicar a relação com a mãe Iansã, Bárbara deixa de lado a postura rígida e fala com carinho. “É para a mãe que a gente pede tudo, né? Acreditamos que eles (os orixás) são nossos intermediários com Deus. Podemos estar com o filme queimado lá em cima, mas, no meu caso, Iansã chega lá e fala: ‘sei que a Bárbara errou, mas ela vai melhorar’. Ela intercede por mim”, diz.

A relação com a mãe iabá é forte em todos os que fazem parte das religiões de matrizes afro-brasileiras. “Quando alguém tem três orixás masculinos, dizemos que é algo muito triste, porque todo mundo tem que ter uma mãe. No meu caso, eu só tenho uma iabá, Iansã. Mesmo ela não sendo a dona do meu ori (cabeça, destino, em iorubá), eu sou muito parecida com ela. Quem me vê logo a encontra”, explica Bárbara.

“Eu tenho a concepção de que a nossa Iemanjá toma conta daqueles que só têm (orixás) homens na cabeça. Ela é sempre a mãe, que dá proteção. É uma qualidade que Deus deu para ela”, acrescenta Mãe Lu. 

Visões próprias

Os itans, ou lendas, variam em cada nação e estão ligados à cosmovisão de cada uma delas. A diferenciação é bem nítida entre os candomblés de Angola, Keto e Jejê. Tanto é assim que os orixás têm outras designações. No candomblé de Angola, Inkisi é orixá; Iansã, Matamba ou Bamburucema; Oxum, Ndandalunda (leia-se dandalunda); Iemanjá, Kaiá, Mikaiá ou Kaiala; Nanã, Nzumbarandá, Nzumba, Zumbarandá, Ganzumba.

IEMANJÁ

É a rainha de todas as águas do mundo. O seu nome vem da expressão “YéYé Omó Ejá”, que significa mãe cujo filhos são peixes. Ela é o espelho do mundo, que reflete todas as diferenças. Mostra os caminhos, educa e sabe explorar as potencialidades que estão dentro de cada um.

Características dos filhos: 
São imponentes, belos, calmos, sensuais, fecundos, têm dignidade e irresistível fascínio (o canto da sereia). São voluntariosos, fortes, rigorosos, protetores e, por vezes, impetuosos e arrogantes. Têm o sentido da hierarquia, preocupam-se com os outros. Sem a vaidade de Oxum, gostam de luxo.
Dia: Sábado
Cor: Branco, Prateado, Azul e Rosa
Símbolo: Abebé prateado.
Elementos: Águas doces que correm para o mar, águas do mar
Domínios: Maternidade (educação), saúde mental e psicologia
Saudação: Odó-Iyá

Fonte: https://ocandomble.com

OXUM

Na Nigéria, corre o rio Oxum, a morada da mais bela Iabá, a rainha de todas as riquezas, a protetora das crianças, mãe da doçura e da benevolência. Generosa e digna, Oxum é a rainha das águas doces. Vaidosa, é a dona da fecundidade das mulheres, do grande poder feminino.

Características dos filhos de Oxum
Oxum é o arquétipo dos que agem com estratégia e são obstinados na busca dos seus objetivos. Atrás da imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social. Dão muito valor à opinião pública e preferem contornar as suas diferenças com habilidade e diplomacia.
Dia: Sábado
Cores: Amarelo e ouro
Símbolo: Leque com espelho (Abebé)
Elemento: Água doce (rios, cachoeiras, nascentes, lagoas)
Domínios: Amor, riqueza, fecundidade, maternidade
Saudação: Òóré Yéyé ó!

Fonte: https://ocandomble.com

NANÃ

Deusa dos mistérios, é de origem simultânea à criação do mundo. Nanã é o começo, porque é o barro e o barro é a vida. Sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza. Designa pessoas idosas e respeitáveis. Entender Nanã é entender o destino, a vida e a trajetória do homem sobre a terra.  

Características dos filhos: 
São pessoas extremamente calmas, lentas no cumprimento das tarefas. Agem com benevolência, dignidade e gentileza. Gostam de crianças, as quais  educam com excesso de doçura e mansidão. No modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.
Dia: Terça-feira
Cores: Anil, branco e roxo
Símbolo: Bastão de hastes de palmeira (Ibiri)
Elementos: Terra, água, lodo
Domínios: Vida e morte, saúde e maternidade
Saudação: Salubá!

IANSÃ

Saudada como a deusa do rio Níger, o maior da Nigéria, é filha do fogo-Omo Iná. É a rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover. Guerreira por vocação, sabe defender o que é seu e conquistar, seja nas guerras, seja no amor. Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento.

Características dos filhos: 
Para eles, viver é uma grande aventura, e enfrentar riscos e desafios, um prazer. Escolhem os caminhos mais por paixão do que por reflexão. Não escondem os seus sentimentos, seja de felicidade, seja de tristeza. Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem, partem para outra.
Dia: Quarta-feira
Cores: Marrom, vermelho e rosa
Símbolos: Espada e Eruexin
Elementos: Ar, vento, fogo
Domínios: Tempestades, ventanias, raios, morte
Saudação: Epahei!

Fonte: https://ocandomble.com 



 Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!