segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Alexandre L'Omi L'Odò, lança proposta de debate político em prol dos povos tradicionais no próximo dia 11/08


Alexandre L'Omi L'Odò, lança proposta de debate político em prol dos povos tradicionais no próximo dia 11/08

O lançamento da pré-campanha à deputado estadual de Alexandre L’Omi L’Odò, será um ato educativo que propõe reflexões sobre como os povos tradicionais e outros segmentos como cultura popular, movimentos sociais e militantes pelos direitos humanos podem se organizar para superar suas históricas dificuldades políticas em torno da falta de representação nos diversos âmbitos da sociedade, e para apresentar sua proposta de plataforma política, que está baseada essencialmente em suas lutas e construções coletivas, construídas de forma direta ou indiretamente a partir de sua participação nas lutas sociais, como os decretos e leis: decreto federal 6040/2007, na lei federal 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), no Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, na Lei Federal 12.343 (PNC - Plano Nacional de Cultura), na política de cotas raciais, na política nacional de Promoção de Igualdade Racial, na política de Respeito à Diversidade Religiosa, na Política Nacional LGBTIQ+ (e suas atualizações no campo da saúde), Plano Nacional de Juventude, na Lei 6.938/1981 (Política e o Sistema Nacional do Meio Ambiente), a luta das mulheres, na pauta decolonial, no combate extensivo ao genocídio da população negra e indígena, e na luta contra todo tipo de avanço de retrocessos históricos, etc.

Os Povos Tradicionais de Terreiro, historicamente, nunca tiveram vitória de um representante seu nas urnas em Pernambuco. De acordo com a pesquisa do historiador e cientista das religiões e pré-candidato, Alexandre L’Omi L’Odò, desde a década de 1970, nenhuma candidatura postulada como de povos tradicionais de matrizes africanas e indígenas de terreiro, ou dos movimentos negros, não tiveram êxito e nem qualquer avanço significativo. Segundo os dados levantados a partir de etnografia realizada com os candidatos e candidatas de eleições de décadas passadas, e até com os mais recentes, do ano de 2016, pôde-se identificar grande dificuldade de estrutura, de entendimento ou permissividade dos partidos de esquerda para defenderem candidaturas de nosso povo, para que fosse garantido legitimamente o protagonismo político deste segmento da sociedade, que tem em Recife e Região Metropolitana, 1261 terreiros (mapeados em 2010 pelo MDS).

Não podemos mais permitir que fiquemos sem representatividade nas esferas do poder. Esses espaços também são nossos, e por direito, temos que lutar para ocupá-los democraticamente com coerência, pertencimento, auto-.estima e coletividade representativa.

Baseados no pensamento de que #Quem é de Terreiro, Vota em quem é de Terreiro (e isso não exclui as pessoas que não são de terreiro a votarem no candidato), temos que avançar e conscientizar mais e mais pessoas de nosso povo para votar consciente e com criticidade, entendendo que nem todo mundo que é de terreiro nos representa, e que também é nosso voto que nos fortalece, afinal, enfrentamos hoje, uma gama enorme de dificuldades sociais, exclusivamente por que não temos representatividade nas esferas legislativas, executivas e judiciais.

Erradicar o racismo perpassa por elegermos pessoas que possam, de forma qualificada, levar esse debate e luta para os poderes constituídos. Eleger deputados(as), vereadores(as), prefeitos(as), etc. é urgente e o Povo de Terreiro de todo país está firmando um pacto de união para que em 2018 possamos ver candidaturas vitoriosas e representativas que abram caminhos para uma construção histórica de mudanças de paradigmas nessa sociedade racista, machista, LGBTQIfóbica, neoliberal e sem acesso à educação.

O lançamento da candidatura à deputado estadual do militante e representante dos povos tradicionais Alexandre L’Omi L’Odò traz esse diferencial. Sua candidatura significa a construção de um novo processo revolucionário nesta sociedade, a partir de debates sérios e estruturados na lógica da coletividade UBUNTO e Sankofa, típicas das tradições africanas que pertence. A candidatura de Alexandre também está para além dos povos tradicionais, pois a cultura popular, a luta dos segmentos sociais e dos direitos humanos e das comunidades excluídas, compõem sua trajetória de vida e estão inseridas em sua luta.

Alexandre L’Omi L’Odo junta os saberes ancestrais das tradições africanas e indígenas, com a criticidade qualificada de um intelectual de base, que nasceu, cresceu e se formou verdadeiramente nas comunidades, e engajado nas lutas de longas datas para a construção de políticas públicas culturais, anti racistas, de promoção de igualdade racial, direitos humanos, respeito à diversidade religiosa e em prol da laicidade do Estado. Do local onde nasceu e se criou, no bairro de Peixinhos em Olinda (PE), Alexandre L’Omi L’Odò tira seu preparo e a maturidade para encarar com completa dignidade e engajamento essa luta política. Uma luta que vai avançar e ser vitoriosa nas urnas, em outubro de 2018, com a força da coletividade que acredita na mudança efetiva da forma de se fazer política em nosso país! 

Essa história está sendo apresentada pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB, na confiança da construção de uma nação que respeite a diversidade e faça valer as causas legítimas de nossas lideranças sociais.

#AlexandreLomiLodò2018
#QuemédeTerreiroVotaemquemédeTerreiro
#AlexandreLomiDeputadoEstadual
#PovosTradicionais #PovodeTerreiro #CulturaPopular #PCdoB

Programação

Dia 11 de Agosto de 2018 às 14 às 18h
Local: Ingá (antigo Xinxim da Baiana) – Praça do Carmo Olinda (ao lado do Clube Atlântico).

14h – Abertura com louvação afro indígena

14h20min - Fala de abertura com lideranças do partido

14h40min - Palestra Magna: Povo de Terreiro e Política – Análise histórica e construção de possibilidades coletivas de educação político-ideológica para povos e comunidades tradicionais de matriz afro indígena.

Palestrante: Candidato à Deputado Estadual Alexandre L’Omi L’Odò – sacerdote juremeiro, historiador e mestre em ciências da religião

15h10min - Mesa de debate: Convidando ex candidatos e candidatas do povo de terreiro

16h10min - Debate com o público

17h40 – Encerramento


18h – Ajeun (comidas tradicionais de terreiro)

Alexandre L'Omi L'Odò
Pré-candidato a deputado estadual em Pernambuco
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!