terça-feira, 1 de setembro de 2020

Nhô Caboclo e o elo perdido


Nhô Caboclo e o elo perdido
Filme 50min53’ – 2002
Este é uma daquelas raridades audiovisuais que documentaram pessoas, fatos e um tempo histórico importante para todos nós, em especial para a arte pernambucana e para o povo da jurema que tem neste filme uma fonte imprescindível.
Desde muito jovem já o havia assistido na TV Universitária de Pernambuco e àquelas informações, imagens e conteúdos ficaram marcados em mim. Curioso por achar que documentário teria sido àquele que tanto me chamou atenção, passei anos em busca na internet, pesquisando acervos como do Arquivo Público de Pernambuco, na FUNDAJ etc., mas nunca o localizei devido à dificuldade principal que tinha, eu não sabia o nome, nem o ano, nem quem teria sido o diretor.
Nestes tempos de pandemia, onde estou cumprindo veementemente o que orienta os órgãos sobre o cuidado contra o COVID-19, decidi, para não ficar sem fazer nada em casa, realizar uma série de “lives” sobre juremologia em meu canal de YouTube, Instagram e Facebook. Como meu tema é primordialmente a Jurema, muitas pessoas interessadas assistem, entre membros da religião, pesquisadores e interessadxs em geral, e de repente, em um comentário entre os mais de 350 que fizeram na postagem da “live” sobre o Clã do Acais (ver em: https://www.youtube.com/watch?v=oxNLa...) lá estava uma alusão à este tão procurado filme. Fiquei muito feliz e logo fui falar com Renata Wilner, professora de Arte e Diversidade Étnico-Cultural da UFPE, que atenta ao conteúdo do debate, ofereceu essa fonte que ela usa em sala de aula em formato de DVD. Fiquei extremamente feliz e emocionado de como o filme veio até mim após tantos anos o procurando, pois acredito veementemente que a Jurema e todas suas entidades e divindades me ajudam muito a tirar do ostracismo a história da religião.
Após uma boa conversa virtual, ela me ofereceu o vídeo, aceitei e assim foi transformado em arquivo digital para poder me ser enviado por e-mail. Foi um grade favor e contribuição dada por Renata para a história da Jurema, pois ao vir para minha mão este material, decidi submeter de correr o risco e publicá-lo em meu canal de YouTube para torna-lo público e acessível à todas e todos. Em nenhum lugar na internet havia esse filme, e agora está aqui para que possamos ver e conhecer Nhô Caboclo e um pouco da história do Acais, da Jurema e da nossa cultura Pernambucana.
Dá uma sacada em meu blog que tem o artigo completo falando sobre a Jurema, está riquíssimo: www.alexandrelomilodo.blogspot.com Minha missão é tirar da poeira da história conteúdos que ajudam a Jurema à se encontrar consigo mesma. Esse é o papel de do historiador. Sobô Nirê Mafá!
Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!