domingo, 3 de outubro de 2010

Povo de Santo

Povo de Santo
Um documentário cheio do axé da consciência negra!

O documentário "Povo de Santo" 53min" produzido pela Omi-dudú, nos traz a possibilidade de conhecer de forma muito aprofundada e qualificada a tradição, história, dificuldades sociais e teologia das religiões de matrizes africanas da Bahia. Com sacerdotes e sacerdotisas renomados e renomadas de terreiros significativos do candomblé baiano, o média metragem nos envolve nos caminhos dos Orixás, nos traz mensagens de vida e nos fortalece com a força do axé que emana dos intrevistados. Também com pesquisadores e líderes de movimentos sociais e entidades do movimento negro, o intertexto desta produção se completa com falas que mostram o quanto é importante entendermos as raizes negras, a história dos negros no Brasil e na África negra, além de nos conscientizar contra o racismo e a intolerância religiosa.

Destaco a fala sempre consciente e profundamente antropológica/de terreiro do companheiro Vilson Caetano, antropólogo e pós-doutor que tive oportunidade de conhecer em uma mesa sobre "Comunicação e povo de terreiro" que participei como palestrante no X Alaiandê Xirê, no terreiro de Pai Air de Ogian, o Pilão de Prata em 2008, na cidade do Salvador, quando ainda a Agbení Xangô, Cléo Martins, do Axé Opo Afonjá coordenava e dirigia o evento (tempos bons...).

Assistam, enriqueçam suas mentes, rediscutam seus conceitos e vamos discutindo!
Aqui segue todo documentário, destribuídos em 6 postagens do Youtube.

Quem quiser conhecer os postadores originais entra aqui: http://www.youtube.com/OMIDUDU20


















Argumento e Direção:Wilson Militão e Manoel Passos Pereira
Roteiro e Pesquisa: Manoel Passos Pereira
Direção de Fotografia: Wilson Militão
Assistente de Fotografia: Robson Santana
Assistente de Produção: Sue Ribero
Sonorização: Robson Santana
Montagem: Amina Alakija
Finalizaço: Michelle Rodrigues
Músicas: OBO ADDY
Drum Talk
Music Of The Kings


Alexandre L'Omi L'Odò
Juremeiro e Iyawò de Oxum
81 8887-1496
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!