sexta-feira, 23 de agosto de 2013

VIII Kipupa Malunguinho - Fortalecendo o Povo da Jurema!


VIII Kipupa Malunguinho
Fortalecendo o Povo da Jurema

Mais um ano vamos celebrar juntos a força da memória do Reis Malunguinho na Jurema Sagrada. Nosso oitavo ano de atividade coletiva é motivo de orgulho para as comunidades tradicionais de terreiro, pois com muita luta, estamos conseguindo (mesmo que com todas as dificuldades óbvias) desmarginalizar a Jurema de seu processo histórico de exclusão no campo da pesquisa acadêmica e por conseqüência no campo da mentalidade das demais religiões, pessoas etc. Tudo isso com a força sagrada de nosso grande herói negro/índio Malunguinho, que nos dá forças para prosseguirmos nesta estrada de muita luta e alegrias, de trabalho e vitórias.

Teremos como atrações artísticas:

Mestre Zé de Teté
Mestre Zeca do Rolete
Mestre Zé Negão
Grupo Bongar
Bojo da Macaíba
Coco dos Pretos
E, Luciene Loyce (lançando CD com cânticos de Jurema)

As homenagens do Prêmio “Mourão Que Não Bambeia” pelos seus grandes feitos pela Jurema vão para:

Mestre Deodato – Dió
Pai Messias da Rua das Moças
Dona Elisa do Coco
Mãe Zuleide de São Lourenço da Mata
Dr. Prof. Marcus Carvalho da UFPE
Dona Lourdes de João Romão
Mãe Leônidas – In memoriam
Mãe Dada – In Memoriam

Contamos com a participação de todas e todos para juntos fazermos um lindo encontro nas matas sagradas do antigo Catucá.

Para entender tudo sobre o Kipupa, leiam o texto do pesquisador Alexandre L’Omi L’Odò em seu blog: 

Informações sobre o evento (leiam tudo para não terem dúvidas):

R$: 15 reais o valor para comprar os bilhetes dos ônibus – Comprar no Mercado de São José, Box de Eliane. Ou, comprar nas mãos dos coordenadores.

Quem vai de CARRO, KOMBI, VAN, ETC. terá que se encontroar com todos às 8h da manhã em frente à Prefeitura de Abreu e Lima para juntos entrarem na mata. Não entrem sós, pois podem se perder, o caminho é longo e confuso. Também, mesmo quem vai de carro pode contribuir com os R$: 15 reais, já que o evento é feito com a contribuição de todas e todos.

O local principal de saída dos ônibus é no Memorial Zumbí dos Palmares, Pátio do Carmo no Recife às 7h da manhã. Sem atrasos. O retorno é às 18h.

Alguns terreiros estão se organizando para saírem ônibus de suas casas, quem quiser se agregar em alguns destes terreiros, se articular individualmente e falar com os juremeiros e juremeiras responsáveis.

Os juremeiros e juremeiras devem ir com roupa tradicional da Jurema, homens de calça, camisa e chapéu. As mulheres de saias coloridas, torso ou chapéu. Levem seus cachimbos, maracás, ilús, pandeiros e todos os objetos que acharem necessário. Vamos fazer uma festa bonita com o colorido tradicional da Jurema. Vamos manter viva nossa raiz a começar pelas roupas.

Quem desejar levar oferendas para Malunguinho fiquem a vontade, desde que sejam oferendas perecíveis, pois cuidamos muito da Mata Sagrada e não admitimos poluição no local. Portanto, confeitos, balas e doces tirar das embalagens de plástico. Bebidas só o líquido é permitido oferecer (as garrafas recolher), Alguidares serão recolhidos após os atos de oferenda, Cigarro é proibido deixar as piolas. Animais não serão imolados no local. Favor respeitar todas estas normas.

É PROIBIDO ACENDER VELAS DENTRO DA MATA. No altar de Malunguinho haverá local para firmarem seus pontos de luz.

O Kipupa é um evento cultural e religioso, e por estes motivos, quem não for da religião, favor não tirar camisa no local, não usar drogas, não entrar na mata para outros fins que não sejam louvar Malunguinho.

Os fotógrafos profissionais que forem ao evento, assim como os que irão filmar, avisamos que todo material feito/captado no local deve ser repassado posteriormente (semana seguinte) em alta qualidade ao Quilombo Cultural Malunguinho, nas mãos de seus coordenadores. Não permitiremos fotografar sem esta condição.

No local haverá comida e bebida a vontade para vender. A comunidade da Mata do Engenho Pitanga II é nossa parceira e colocam bastante comida variada à venda. Portanto, não se preocupar com comida. Quem quiser levar sua comida fique a vontade.

Não será permitido adentrar o rio dentro da mata, pois o local é de difícil acesso e não garantiremos socorro lá.

HAVERÁ AMBULÂNCIA (UTI MÓVEL) NO LOCAL E SEGURANçA.

HAVERÃO BANHEIROS QUÍMICOS

As pessoas podem levar suas faixas e homenagens à Jurema e ao encontro sem nenhuma restrição.

O local do Som será aberto para intervenções de terreiros, portanto fiquem a vontade para se expressarem.

Vamos fazer uma linda festa como todo ano tem sido. Com paz, harmonia, fá e amor. Malunguinho tem dado muitas graças para os que o procuram. Portanto, vamos de coração aberto para celebrar a vida e nossos ancestrais negros e indígenas com a força da união da Jurema Sagrada. Todo este ato é uma luta contra o racismo explícita, o Kipupa é um ato para organizar o Povo da Jurema, portanto, não vamos ter nenhuma vergonha de “baixar” nossos caboclos e caboclas, mestres e mestras, trunqueiros etc. este é um dia de liberdade religiosa para a Jurema, vamos colocar toda nossa ciência pra fora, vamos fumaçar!

Sobô nirê Malunguinho!!

Contatos:

81. 8887-1496 / 9525-7119 / 9428-7898 / 9955-9951

Produção e Coordenação

Alexandre L’Omi L’Odò – alexandrelomilodo@gmail.com
João Monteiro – dundunmonteiro@yahoo.com.br
Sandro de Jucá – sandrodjuca@hotmail.com


Alexandre L’Omi L’Odò
Quilombo Cultural Malunguinho

Um comentário:

Nino SP disse...

Pena não poder ir aqui em SP tambem não tem nenhum juremeiro ou culto a jurema que EU conheça tenho que me contentar com as lembranças da epoca que minha mãe trabalhava com seu Zé fellintra e minha avó com mestra Laurinda hoje minha mãe é kardecista e minha avó evangelica mas guardei muitas turimbas lindas pra abrir mesa e invocar mestres e caboclos que elas trouceram do sertão da Paraiba .
Parabens a todos OS juremeiros que são dignos deste saudoso titulo posso não estar presente fisicamente ai nas suas reuniões mas estou presente de coração e espero poder ver aqui fotos e videos se possivel até que possa comparecer ai com vocês fisicamente .

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!