quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

HOJE É DIA SEIS DE REIS!

Mestre Juremeiro Deodato - Dió, do Mestre Carlos. Grande ícone da Jurema em Pernambuco. Foto de Laila Santana.

HOJE É DIA SEIS DE REIS!

Para o Povo da Jurema, está é uma data muito importante. Dia que para as tradicionais casas representa a abertura oficial do calendário anual das atividades religiosas.  

Dia de saudar o Reis Malunguinho, chefe Central e protetor das Cidades da Jurema.

Data totalmente ligada as atividades do calendário católico, onde também sauda-se os três Reis Magos...  nas liturgias do catimbó. Afinal, nossa tradição é xenofilica, teologicamente falando. 

Portanto, este é o dia do CORTE DA ROMÃ. ritual muito antigo e pouco conhecido nos dias de hoje. Raros são os juremeiros que praticam e puderam receber dos antigos mestres está ciência. 

Fui convidado pela terceira vez pelo grande mestre vivo Deodato - Dió,  para celebrar junto com ele está data que pra mim é tão importante. Motivo que me deixa profundamente orgulhoso e feliz. Afinal ter o respeito e a confiança de um mais velho É motivo para se alegrar em nossa tradição. 

Assim será.  Estarei hoje em seu antigo terreiro de Jurema, em Afogados/Recife, para me entregar a esta força que emana de nossa religião. 

PS: em outros terreiros antigos de tradição nagô-xambá,  nesta mesma data se realiza o banquere de Xangô,  ritual lindíssimo ainda praticado pela antiga iyalorixá Beata de Iansã, da Barreira/Olinda, que se encontra adoentada devido aos seus mais de 90 anos de idade. 

Publico a foto do Mestre Dió por saber que nele ainda moram mistérios profundos da Jurema,  e que aos poucos ele com muita generosidade tem me ensinado lentamente...

Sobô Nirê Mafá Reis Malunguinho! 
Salve os Três Reis Magos! 
Salve Xangô - Kawo Kabiesilé! 
Salve a ciência mestra da Jurema Sagrada!! 

Foto de Laila Santana​.  VI Kipupa Malunguinho. 2011.

Alexandre L'Omi L'Odò
Historiador e Mestrando em Ciências da Religião 
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com 

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!