quarta-feira, 8 de junho de 2016

Primeiro Pé de Jurema plantado em uma escola pública no Brasil


Primeiro Pé de Jurema plantado em uma escola pública no Brasil

Nesta quinta feira (09/06/2016) às 14h no EREM Professor Cândido Duarte em Apipucos/Recife, será plantado o Primeiro Pé de Jurema em uma escola pública no Brasil. Este ato religioso e cultural será em homenagem ao Reis Malunguinho, líder da luta por liberdade de negros, negras e indígenas no Quilombo do Catucá (século XIX).

Estou  muito feliz e com enorme orgulho em ser instrumento nessa missão importante de reversão de valores históricos. A escola é o espaço dessas transformações!

Muda de Jurema que será plantada em homenagem aos Reis Malunguinho. Foto de Alexandre L'Omi L'Odò.

Este pé de jurema será plantado como símbolo de esperança na luta contra o racismo e a intolerância religiosa, assim como para fortalecer o respeito à diversidade e garantir no espaço da escola um patrimônio da memória viva dos povos indígenas que nesta terra já habitavam antes da chegada dos colonizadores brancos e dos negros e negras escravizados.

Estou realizado pela vitória dessa luta política de nosso Povo da Jurema e de terreiro em geral. Chegar até aqui é sinônimo de muita luta e resistência.

Parabéns ao EREM Professor Cândido Duarte e ao professor Rodrigo Correia de Lima pela oportuna convocação exatamente na semana do meio ambiente.

Será um dia histórico!

Juremeiros e juremeiras COMPAREçAM com seus trajes típicos e elementos da religião para juntos fazermos o ritual.

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com  

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!