quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

#FumaçadasCríticas n° 3 - Nunca culpe a espiritualidade pelos seus erros

Alexandre L'Omi L'Odò - Juremeiro, historiador e cientista das Religiões. Foto de Lucas Chagas.

#FumaçadasCríticas n° 3 - Nunca culpe a espiritualidade pelos seus erros

Nunca culpe a espiritualidade pelos seus erros. Os mestres, mestras, caboclos e cabocla, trunqueiros e reis, são entidades que gostam da limpeza da alma e não apoiam a mentira. As vezes, pensa-se que é possível não ser visto pelos olhos destes encantos de luz... Contudo, eles sabem de tudo. Eles olham nossa vida para nos fazer acertar. Podemos até passar momentos de aperto, mas com certeza vem tanto ensinamento em tudo, que ao passar das lutas, ficamos felizes com o que acumulamos como saber. 


A Jurema não é uma religião para todos ou todas. Mas ela está aberta para todas e todos... Nela, podemos encontrar o mais belo bailar das flores, e o mais agudo dos espinhos venenosos. A Jurema é a natureza por completo. Portanto, saibam, "a Jurema abala, e seus discípulos não tombam"... Se você tombar no chão, com certeza não era bom discípulo, ou talvez nem discípulo fosse. 😉



Na Jurema temos dois deveres básicos: 

1 - ter palavra e fé;
2 - respeitar a Jurema e seus padrinhos.

Com isso, seus caminhos se abrem e a fumaça das gaitas mestras rodam o mundo e trazem os bons recados.

#SaberesMestres <----- nbsp="" span="">👀

Sobô Nirê Mafá Reis Malunguinho, o senhor é mourão que não bambeia! Bonitos são os saberes deixados pela sua fumaça santa. 

Trunfa Riá!

Foto de Lucas Chagas.



Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!