quinta-feira, 1 de março de 2018

Nota de Falecimento - Adeus à Mestre Sapo

Mestre Sapo. Foto: Divulgação.

NOTA DE FALECIMENTO 
Adeus à Mestre Sapo

Hoje, os berimbaus do mundo silenciaram... Mestre Sapo partiu para o mundo dos encantos.
Sapo, foi um dos mais proeminentes mestres de capoeira angola das últimas décadas. Era muito respeitado e conhecido em todo planeta. Homem negro de muita visão, construiu o Memorial de Capoeira Angola Mãe, que tinha como símbolo a zebra, único equino a não ser domesticado em todo planeta pelo homem. 

Este símbolo forte de resistência e desobediência, descrevia perfeitamente toda trajetória deste Mestre, que respeitosamente, criou um grande espaço de formação em Olinda, dando oportunidade à todas e todos de aprender a capoeira angola gratuitamente e democraticamente. O espaço é lindo. Um museu que conta sua história e a da capoeira. É sempre emocionante entrar neste templo sagrado, criado com esforço de uma vida inteira dedicada integralmente à esta arte.

Hoje, visitei seu velório. Acabei de chegar de lá. Vi que não haviam elementos cristãos... Achei fantástico! Seu ataúde foi colocado no centro de seu local de aula, onde toda vida ensinou, tocou, jogou, brilhou e transcendeu na capoeira. Uma estrela vermelha decorava o altar dos antigos mestres... Isso me fez pensar muito sobre o por que àquele símbolo da luta do povo pobre e dos trabalhadores, que militam na esquerda no país, estaria alí... Contudo, não descobri. Mas... Perante uma trajetória brilhante de superação como a dele, não me deixa muitas dúvidas... ele também era uma estrela vermelha, que iluminou a vida de milhares de pessoas.


Obrigado Mestre Sapo. Sua missão foi cumprida de forma linda. Viraste um encantado da capoeira. Já eras em vida essa energia divina. Agora, vivendo no mundo da verdade, vai poder rogar por nós à Pai Tupã, Mãe Tamain, Olorun, Zambi, e todos os espíritos de guerra e de luz.

Que a Jurema lhe abençoe na nova jornada. Que Malunguinho, líder guerreiro e herói, segure em sua mão, e o encaminhe para o quilombo de nossos ancestrais ilustres no mundo espiritual.

Axé! Trunfa Riá! 

Voe leve na fumaça! 

O Quilombo Cultural Malunguinho e a Casa das Matas do Reis Malunguinho se condoem com essa perda irreparável para a cultura do mundo. Olinda, é apenas um detalhe... 

PS: Essa foto é muito antiga do Mestre Sapo, não tive acesso à uma mais recente

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!