segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Etapa Educativa do Kipupa 2018



Etapa Educativa do Kipupa Malunguinho 2018

Um grande sonho realizado. Pudemos materializar um antigo desejo pedagógico. Com realização do QCM – Quilombo Cultural Malunguinho, incentivo do FUNCULTURA e apoio da Prefeitura de Abreu e Lima, a Etapa Educativa do Kipupa, nas Matas Sagradas, foi realizada com total sucesso. Alunxs da EREM Cândido Duarte, sob coordenação do professor Rodrigo Correia, vivenciaram uma experiência educativa única com a história da cultura afro indígena, no antigo Quilombo de Malunguinho. Numa mistura de aula de história, passeio/trilha ecológica e contato com a tradição da Jurema, os mais de 40 participantes, desfrutaram de uma formação entusiasmante e rica de conteúdo, que contemplou a história dos malunguinhos, um aprofundamento nos estudos de geografia e biologia, troca de saberes sobre a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, e, um debate sobre o papel da escola na formação de uma nova geração que saiba de forma aprofundada a história do Brasil.

Essa é a materialização da Lei Federal 11.645/08 e da Lei Estadual da Vivência e Prática da Cultura Afro Pernambucana 13.298/07, a lei Malunguinho, que desde antes de sua aprovação na ALEPE, já era executada na EREM Mariano Teixeira, pela querida mestra e professora Célia Cabral, e por nós do Quilombo Cultural Malunguinho, idealizadores de todo esse processo.

A Etapa Educativa do Kipupa, é uma preparação para a realização do grande evento final em homenagem à Malunguinho. Entendemos que sem educação, sem formação, não há motivos para festa.

Ano que vem, tem mais. Queremos levar outras escolas, grupos de estudos, pessoas interessadas, brincantes, pesqusadorxs, brincantes da cultura popular, etc., para vivenciar essa profunda imersão nos estudos afro indígenas decoloniais. Esse é o nosso trabalho e objetivo: formar e informar na cultura afro indígena. Sigamos firmes na luta. Vamos transformando mundos com informação qualificada.

#KipupaMalunguinho #EtapaEducativadoKipupa #Malunguinho #QuilomboCulturaMalunguinho #JuremaSagrada #AlexandreLomi2020 #EremCândidoDuarte #HistóriaAfroIndÍgena #Decoloneidade #Catimbó #CoisadeNegrx #MatasSagradasdoCatucá #Catucá #CasadasMatasdoReisMalunguinho #AbreueLima #PitangaII

Alexandre L’Omi L’Odò
Coordenador Geral do Kipupa Malunguinho
www.qcmalunguinho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!