domingo, 27 de junho de 2010

Acorada Povo de Mãe Nenzinha de Xangô, 70 anos de tradição.

Mãe Nenzinha de Xangô.

Acorda Povo de Mãe Nenzinha de Xangô, 70 anos de tradição.
A bela festa popular da fé no Orixá do fogo!


O Acorda Povo de Mãe Nenzinha de Xangô, da comunidade da Vila das Lavadeiras no bairro de Areias no Recife é um dos mais tradicionais de Pernambuco. Na madrugada (4h) do dia 23 de junho de 2010, a grande procissão para São João (Xangô), reuniu inúmeros fiéis do candomblé e da Jurema Sagrada nas ruas da comunidade para celebrar a fé no Orixá do fogo. Foram 18 bandeiras hasteadas pelos moradores do bairro, que entre católicos e povo de terreiro receberam a procissão com louvores e agradecimentos a promessas alcançadas. Esta tradição foi herdada por D. Aurelina Marques de Almeida, Mãe Nenzinha do Acorda Povo, sacerdotisa com 78 anos de idade e identidade firmada em Xangô, seu Orixá de cabeça.

Procissão, estrela e bandeira de São João. Foto: Alexandre L'Omi L'Odò.

A Dona Nenzinha, é mestra Griô (Kimbanda de Malunguinho) do Quilombo Cultural Malunguinho/OTM, e desenvolve um belo trabalho de preservação e transmissão do saber oral e religioso para crianças, adolescentes, jovens e adultos em todos os momentos de seu caminhar, compartilhando seu axé e conhecimento com quem se chegar.

Registrei este momento inesquecível no meu São João 2010, que ao final da procissão, na roda de coco, cantaram e sambaram eu, L'Omi L'Odò, Adiel Luna e Coco Camará, Mãe Nenzinha, Vado Juremeiro além de mestres e mestras de comunidades de diversos lugares.

Alexandre L'Omi L'Odò, tocando o bombo sagrado de Xangô.

Lembro ainda que eu fui o primeiro zabumbeiro a tocar o instrumento sagrado desta procissão além do Sr. Bibiu que aparece tocando. Depois de mais de 40 anos reabri o processo de renovação da percussão desta tradição. O intrumento recebe obrigações rituais e é dedicado ao Orixá Xangô, e , nunca foi repassado para ninguém pelo seu percussionista mor, em 2010, algo começou a mudar graças a Xangô.

70 anos de Tradição! Foto de Alexandre L'Omi L'Odò.

Coloco aqui os vídeos em sequência com todo registro do Acorda Povo. Está lindo, imperdível, divirtam-se.

1. Saída do Acorda Povo.


2. Hasteamento das Bandeiras de São João.


3. Hasteamento da Bandeira de São João na casa de Mãe Terezinha Bulhões de Iyemojá Sesú, a Juiza do Acorda Povo.


4. Início do coco e hasteamento da última bandeira de São João.


5. A roda de coco, o fechamento.


Alexandre L'Omi L'Odò.
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com
81 8887-1496

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!