sábado, 4 de setembro de 2010

O que é consciência negra para você?

Consciência Negra em Cartaz
www.consciencianegra.com.br

A Campanha Consciência Negra em Cartaz:

Um dos meus cartazes na campanha, vote!

“O que é consciência negra para você?”
O Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, lança a Campanha Consciência Negra em Cartaz.
A “consciência negra” é um dos mais emblemáticos discursos produzidos pelo movimento negro brasileiro e internacional desde a década de 1960. Este discurso visa fazer com que o cidadão consciente, negro ou não, deve informar, conscientizar os cidadãos não esclarecidos sobre o racismo, a violência, a discriminação que os negros sofrem no Brasil e fora dele, inclusive na África.

Mestre Galo Preto. Foto de Roberta Guimarães. Cartaz criado por L'Omi. Vote nele na campanha

A “consciência negra”, hoje em dia e nesta campanha, em especial, não é um patrimônio exclusivo do movimento negro, nem tão pouco dos negros militantes, mas de todos (brancos, amarelos e indígenas) os indivíduos e grupos que lutam pela melhoria das condições sociais, econômicas e psíquicas da população negra.

Ao participar desta campanha, você estará dizendo o que é “consciência negra” para você, para os seus parentes e amigos, para o mundo que te envolve. Assim, conscientizará pessoas conhecidas e desconhecidas sobre a necessidade de se construir um mundo menos violento, mais fraterno, mais democrático e republicano.

Objetivos

O objetivo desta campanha é realizar uma discussão sobre as várias questões que envolvem a temática da consciência negra. E tal discussão será realizada através da elaboração de uma peça gráfica, o cartaz, buscando com isso o envolvimento e reflexão da população sobre o tema sugerido através da seguinte pergunta: “O que é consciência negra para você?”, as várias respostas a essa questão deverão aparecer expressas nas ideias dos participantes.

Mestre Galo Preto e o Galo do pandeiro. Foto de Roberta Guimarães. Cartaz criado por L'Omi.

Participação

Os participantes deverão ser pessoas físicas, de qualquer idade, residentes ou não no estado de São Paulo. Poderão participar designers gráficos, publicitários, artistas plásticos, estudantes e o público em geral. A inscrição poderá ser feita em nome de uma pessoa ou equipe.

O que é um CARTAZ?

Cartaz é uma peça gráfica fixada em lugares públicos contendo informações, divulgação de eventos culturais ou de campanhas sociais. A compreensão de sua mensagem deve ser imediata. As imagens e palavras devem ter uma força expressiva.

Blog Consciência Negra

Os participantes podem buscar informações e referências sobre cartazes no site da Campanha “Consciência Negra em Cartaz”, www.consciencianegra.com.br.

Minha frase na campanha, vote!

No site, teremos o “Blog Consciência Negra”, onde estarão disponibilizados os mais variados conteúdos, explicações, exemplos, bem como mostras virtuais de cartazes temáticos, para que os participantes, inscritos ou não na campanha, possam ir informando-se sobre o já realizado e proporem suas próprias idéias na linguagem visual que preferirem.
A pergunta-tema, “O que é consciência negra para você?”, serve de inspiração para a confecção livre do cartaz. Os cartazes podem ser realizados utilizando-se somente palavras ou palavras e imagens. Os participantes que optarem pelo uso só de palavras podem utilizar vários tipos de desenhos de letras, variações de cor e tamanho. Caso a opção seja também pelo uso de imagens, estas podem ser desenhos ou fotos.

**Dica para votar em meus cartazes:
Entre no site http://www.consciencianegra.com.br/, clik no link "As Mais Votadas" e espere aparecer um dos meus 3 cartazes que estão concorrendo. Clik em um deles e você poderá ver os três em uma só página, daí é só votar a vontade! Ajuda galera, Pernambuco tem que levar essa.

Alexandre L'Omi L'Odò
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!