quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Musicalidade negra em cartaz no CineCabeça - Filme/documentário Galo Preto, O Menestrel do Coco

Mestre Galo Preto. Foto de Maíra Gamarra. REC BEAT 2010.

Musicalidade Negra em Cartaz no Cinem São Luiz
No dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra


O Brasil carrega a fama de ser a terra onde a diversidade de ritmos musicais é uma marca de sua cultura. Essa afirmação, que já virou um clichê, deve muito à presença dos povos africanos em nosso país. O samba, símbolo máximo da musicalidade brasileira, assim como o maracatu e o coco, expressões musicais em evidência no Estado de Pernambuco, possuem heranças diretas dos negros. Dando sequência à série de exibições sobre o mês da consciência negra, o Cineclube da Laia traz para o Projeto Cinecabeça deste sábado (20/11) o tema Influência negra na música. Vamos fazer uma visita ao tradiconal samba carioca, conhecendo as tias Eunice, Doca e Surica, pastoras da Velha Guarda da Portela, no documentário Batuque na cozinha, de Anna Azevedo. Essas mulheres mantém viva uma tradição surgida ainda no século 19: as rodas de fundo de quintal, onde as pessoas se reuniam para participar de umbigadas, batucadas, capoeira e claro, muito samba.

De volta a Pernambuco, vamos conhecer a história de resistência do Maracatu Nação Cambinda Estrela, no filme
Cambinda Estrela - maracatu de festa e de luta, de Adriano Lima. A produção participou da Mostra Nós na Tela, realizada em outubro, na Cinemateca Brasileira em São Paulo, e foi exibida pela primeira vez ao público pernambucano, no último sábado, na sessão do Cineclube da Laia, em Camaragibe. Nas salas dos cinemas porém, o filme é inédito e a estreia será no CineCabeça.

Para finalizar, vamos conhecer um pouco mais da vida do seu Tomaz Aquino Leão, ou Mestre Galo Preto, último representante vivo do coco do quilombo de Santa Isabel, zona rural de Garanhuns. O filme é Galo Preto - o menestrel do coco, que tem direção de Wilson Freire e recebeu o prêmio especial do júri, no festival Curtamazônia 2010. Após a sessão, o realizador Adriano Lima, o produtor e músico
Alexandre L’omi L’Odò e o mestre Galo Preto respondem às perguntas da plateia.


O CineCabeça, projeto que acontece em todas as tardes do sábado no Cinema São Luiz, tem como objetivo fomentar e difundir a prática do cineclubismo em Pernambuco através da exibição de filmes nacionais e conseqüente realização de discussões. O cineCabeça integra o programa Células Culturais nas Escolas/Pacto pela Vida, é coordenado pela FUNDARPE, em parceria com o Programa CinEscola, o Centro de Atitudes e a Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec).


Serviço Cineclube da Laia apresenta CineCabeça - Mês da Consciência negra Influências negras na música

Sábado, 20/11
14h
Cinema São Luiz Entrada franca
Visite: www.myspace.com/mestregaloperto

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!