segunda-feira, 21 de novembro de 2011

V Colóquio de História da UNICAP abre com peça teatral sobre o líder negro e divindade Malunguinho



V Colóquio de História da UNICAP abre com peça teatral sobre o líder negro e divindade Malunguinho

Na abertura do V Colóquio de História da UNICAP (16/11/2011), evento realizado pela coordenação do curso de história da Universidade, trouce o Grupo Cultural e Teatral Poetas Vivos, formado por alunos e alunas do curso de História, que apresentou uma peça muito interessante, com um tema bastante histórico e pernambucano, para nos banhar com arte: a peça "Malunguinho, o Guerreiro pernambucano".

Foi muito bonito ter podido ouvir toadas de Jurema cantadas em âmbito acadêmico e ver como o Kipupa Malunguinho e o trabalho do QCM - Quilombo Cultural Malunguinho está sendo importante para o reconhecimento desse personágem marginalizado na historia de nosso Estado.

Com muita música e percussão que embalaram os cânticos de Jurema entoados pelos atores e atrizes, a platéia pode adentrar um pouco do contexto histórico do líder quilombola negro/índio Malunguinho, que na primeira metade do século XIX fez ferver a Mata Norte pernambucana com o extenso Quilombo do Catucá, lutando pela liberdade de seu povo oprimido e escravisado.

Fiz esse registro audiovisual para poder resguardar um pouco da memória desse V Colóquio de História que foi muito bom, em conteúdo e organização. O professor Dr. Luiz Marques Luz, coordenador geral do evento e do curso de História, deu aula de articulação em ter realizado mesas tão interessantes e bem focadas nos temas do nosso curso, com palestrantes de renome no cenário acadêmico nacional.

Também dei uma consultoria rápida ao grupo de teatro sobre o tema, que o materializou muito bem em palco, com muito humor. Esse nosso contato sobre o conteúdo da peça foi bastante interessante e engraçado, mas essa história eles mesmo contarão... 

Salve a fumaça e salve o Rei Malunguinho!

Alexandre L'Omi L'Odò
Graduando do curso de História da UNICAP
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!