segunda-feira, 8 de maio de 2017

Olinda - um caos cotidiano que deve ser denunciado!

Alexandre L'Omi L'Odò. Foto de Marcílio da Costa.

Olinda - um caos cotidiano que deve ser denunciado!

Olinda - "É tão fácil falar de coisas tão belas, de frente pro mar e de costas pra favela" Marcelo D2. 

Eu moro em Peixinhos desde que nasci. Todo mundo sabe. Convivo cotidianamente com o descaso total da gestão pública que abandonou nosso bairro e nossa Cidade, entregando-nos ao ostracismo político e de infra estrutura. 

Lama, esgoto à céu aberto, desorganização urbana (tem casa construída quase que no meio da rua), violência, drogas, mal atendimento da COMPESA (água quase não chega nunca), uma feira infecta que está abandonada, uma AV. Presidente Kennedy que já matou mais que nosso histórico de assassinatos locais, um sistema de transporte público desrespeitoso, etc. 

Se eu fosse elencar todos os nossos problemas estruturais, escreveria um relatório geral de muitas páginas. Isso será feito um dia. Mas não vem ao caso agora. 

Parei para fazer uma reflexão hoje perante a grande beleza do Alto da Sé. Ao olhar tamanha poesia visual que encanta qualquer pessoa no mundo, compreendi que devemos pensar nossa cidade como um todo, não apenas como uma parte bonitinha que serve de cartão postal para atrair turistas. 

Mesmo no sítio histórico, há evidentes problemas de segurança e infra estrutura. É so andar um pouco nas belas ruas históricas que observamos facilmente isso. Cultuar popular nas ruas? Não existe... A prefeitura sequer garante uma política pública de Turismo e Cultura que faça valer minimamente a forte presença das culturas tradicionais de nossa cidade. Quem vem pra Olinda sai com sede de ver o que achava que veria... 

Temos que parar e pensar. A Câmara de vereadores da nossa Cidade, tem que se renovar imediatamente. Temos que renovar a gestão e apostar em um projeto de cidade que contemple verdadeiramente nossas necessidades. 

Confio que não cairemos mais em armadilhas que possam nos afundar mais ainda na lama e no esgoto das ruas e da política. Temos que votar conscientes e perseverantes em novos e bons rumos para nossa bela Olinda. 

Creio nas perspectivas de sustentabilidade, respeito à Diversidade, direitos humanos, da luta contra o racismo, do fortalecimento da educação em todos os seus âmbitos, não ao neoliberalismo, participatividade das comunidades na gestão, transporte público de qualidade,  cidade para todas e todos, respeito ao eco sistema, fortalecimento efetivo da cultura tradicional e poular local, não à politicagem, não à exploração imobiliária, justiça para todas e todos e respeito sobretudo à supremacia da DEMOCRACIA. 

Olinda como está não pode continuar! Somos o povo e vamos mostrar nas urnas o que queremos! 

Não posso olhar apenas para beleza do mar e iludir-me com a falsa impressão de encantamento. Tenho que viver o amor à beleza da nossa Cidade, mas também  devo encarar a verdade das favelas e observar que não devemos nos omitir perante tanta desumanidade conosco. Cidade bonita é a cidade que seu povo esta feliz por ter condições de viver bem e com segurança para todxs. 

"Oh linda situação" para mudarmos tudo que não está belo em Olinda! 

#AlexandreLomi2020! 
#OLINDAMERECERESPEITO! 

Alexandre L'Omi L'Odò​
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!