quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mestre Galo Preto no REC BEAT 2010

Rec-Beat divulga programação com nomes como Ojos de Brujo e confirma Madensuyu
Imagens: Carolina Santos/DP/D.A Press

O festival Rec-Beat chega a 2010 comemorando a data redonda de 15 anos. Nesse tempo, o festival saiu da Cidade Alta de Olinda para o Cais do Alfândega, aumentou seu público e ajudou a consolidar a marca de multicultural do carnaval recifense. Mas na essência permaneceu o mesmo: apresentar para o público boas bandas, ainda pouco conhecidas da cena local, nacional e de fora do país. Neste ano, o festival traz cinco atrações estrangeiras, a espanhola Ojos de Brujo, Cabezas de Cera, do México, a belga Madensuyu, Puerto Candelaria, que faz jazz na Colômbia, e ainda o bluesman Magic Slim, que também vai participar do Garanhuns Jazz Festival.

Do Brasil, o festival traz alguns artistas que estão no auge da produção e com discos que estiveram em várias listas de melhores do ano (no caso, 2009). A cearense Cidadão Instigado, por exemplo, vem com o elogiado álbum Uhuuu!.

Cidadão Instigado defende repertório do premiado álbum Uhuuu!. Foto: Alisson Louback/Divulgação

O baiano Lucas Santtana, que faz um rock eclético, viu no ano passado o seu Sem nostalgia ser elogiadopor jornais dos Estados Unidos. O rapper Renegado (de Minas Gerais) e a paulista, quase pernambucana, Stella Campos, também lançaram álbuns recentemente. Destoando um pouco dessa lista, está a diva Gabi Amarantos, que vai mostrar o legítimo tecnobrega do Pará. "A nossa ideia foi ficar um pouco fora do eixo Rio-São Paulo e trazer atrações que não estão no circuito comercial das grandes capitais", explicou o produtor do festival, Antônio Gutierrez, o Gutie.

A cena local está representada de forma bem diversificada. Há bandas novíssimas, como a Radistae, velhos conhecidos do público que nunca tinham tocado no Rec-Beat (Volver) e o resgate do mestre Galo Preto, repentista e coquista de Bom Conselho com mais de 60 anos de estrada.

Das 20 atrações que irão se apresentar no festival, duas ainda não estão confirmadas. "Estamos com um problema logístico de hotel, que nesta época do ano é complicadíssimo. Não há vagas nos hotéis com que normalmente trabalhamos e estamos tentando resolver isso até oeste fim de semana", comentou Antônio Gutierrez. Academia da Berlinda, com convidados, pode ser uma das opções. Outra, a cantora Céu - que se encaixa perfeitamente na categoria de artistas com álbuns elogiados, com o belo Vagarosa. "O problema de Céu é que ela vem com um grupo grande e estamos com esta dificuldade de hotel. Mas se ela não vier neste ano, vamos tentar no próximo", prometeu Gutie.

Para o mundo - Como aconteceu no ano passado, o Rec-Beat vai ter uma versão paulista, no Sesc, com o nome de Pompeia.beat. Durante três dias, entre 18 e 21 de fevereiro, seis bandas irão se apresentar no festival. De Pernambuco, vão Diversitronica, Joseph Tourton e Ska Maria Pastora. Em julho, o Rec-Beat rompe a fronteira e vai circular em festivais da Europa. "Já estamos confirmados na Bélgica. A ideia é levar 13 bandas, todas pernambucanas", acrescenta Gutie.

Mestre Galo Preto, coquista e repentista de Bom Conselho, é novidade na grade do carnaval do Recife. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press



Programação

Sábado (13)

20h - Radistae (PE)
21h - Zé Manuel (PE)
22h - Renegado (MG)
23h10 - Lucas Santtana (BA)
0h30 - Puerto Candelária (Colômbia)

Domingo (14)

16h - Bloco Quanta ladeira
20h - Joseph Tourton (PE)
21h - Volver (PE)
22h - Magic Slim (EUA)
23h10 - Ainda não divulgado
0h30 - Gabi Amarantos (PA)

Segunda-feira (15)

À tarde - RecBitinho - Circo Il Botiglia - Il Transporto humano

20h - Diversitrônica (PE)
21h - Stela Campos (SP)
22h - Madensuyu (Bélgica)
23h10 - Ainda não divulgado
0h30 - Ojos de Brujo (Espanha)

Terça-feira (16)

20h - Mestre Galo Preto (PE)
21h - Caldo de Piaba (AC)
22h - Cidadão Instigado (CE)
23h10 - Cabezas de Cera (México)
0h30 - Original Olinda Style

Matéria do Diário de Pernambuco, 27 de Janeiro de 2010. Link: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/01/27/viver15_0.asp


Alexandre L'Omi L'Odò.
Produção do Mestre Galo Preto.
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Vídeos Negros nossos!!

Loading...

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!